Hospitalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Publicado pela editora Aleph, o livro “ Hospitalidade”, com autoria de Luiz Octávio de Lima Camargo, faz parte da coleção ABC do turismo., e tem a proposta de introduzir novos conteúdos.
Com modelocompacto, visual atraente e linguagem fácil, a obra de referência que apresenta um verdadeiro mergulho no conceito de hospitalidade. O autor começa contando sobre seu primeiro contato com a palavrahospitalidade, mas os contextos ainda eram poucos e distantes de quem, como nós, na realidade se ocupa do turismo e da hotelaria.
Sendo assim, Luiz Otávio entra em uma busca de textos e reflexõesque, pouco a pouco, deram origem a uma pesquisa sistemática. E este livro trata exatamente disso, é a síntese de um percurso e de um esforço particular pelo qual passou o autor.
Está dividido em duaspartes: a primeira, com três capítulos, é dirigida a todos os interessados no tema, estando na área ou não. Começa abordado o ritual da hospitalidade e suas leis não escritas. Em seguida, lida com ossignificados desse ritual, notadamente no plano ético, e abordando os principais centros de estudo da hospitalidade humana.
A segunda parte é dirigida aos estudiosos do tema. Em dois capítulosfala-se do campo de estudos aberto pelo conceito e do recorte multidisciplinar necessário para esse estudo.
O autor costuma fazer referencias aos textos estudados por ele, para maior fixação eexemplificação dos temas abordados, o que torna a leitura mais dinâmica e interessante.
Luiz Otavio faz também uma correlação entre o clássico “Ensaio sobre a dádiva e o dom”, de Marcel Mauss. Criando ênfase aum processo que compreende três momentos que se repetem indefinidamente: dar, receber e retribuir. Não tendo a dadiva apenas como um processo isolado.
A retribuição é uma nova dadiva, por exemplo,que implica um novo “receber e retribuir”, gerando dons e contradons. Nem toda dádiva insere-se dentro da hospitalidade, mas toda ação de hospitalidade começa com uma dadiva. O contato humano não...
tracking img