Hospitalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.2.1 Retratando o Passado e o Presente da Hospitalidade

A história da hospitalidade não é recente, pelo contrário, ela acompanha a história da civilização humana ao longo do tempo, conforme estabelece Camargo apud Dias (2005):

Nesse sentido, ao pensar-se em rastrear a “história” da hospitalidade, deve-se ter em mente que ela remete fundamentalmente aocontato entre as culturas e povos que, desde os alvores do processo de hominização as comunidades humanas realizam entre si.

A origem do termo hospitalidade deriva de asilo que significa dar ajuda/abrigo aos viajantes, de origem na Grécia e em Roma, por volta de 1700 a.C, nas tavernas onde já se fazia menções a hospitalidade (WALKER, 2002).
Segundo Chelhod (1990) a história da hospitalidadena Grécia antiga era caracterizada pela crença nos deuses e semideuses, os estrangeiros eram acolhidos como enviados dos deuses. A questão da religiosidade implicava em dividir seu lar com um estrangeiro como um dever sagrado. [...] Em Roma foram construídos hospedagens requintada e bem equipadas em todas as suas principais estradas. Com a queda do Império Romano, a hospitalidade publica passou ater um cunho estritamente religioso porque as viagens tornaram-se um perigo para o povo.
A palavra hospitalidade tal como ela é usada hoje teria aparecido pela primeira vez na Europa, no início do século XIII, originada na palavra latina hospitalitas, ela mesma deriva de hospitalis. Ela designava a hospedagem gratuita e a atitude caridosa oferecidas aos indigentes e dos viajantes acolhidos nosconventos, hospícios, e hospitais (GRINOVER, 2002, p.27).
Mais tarde com o advento do cristianismo, a hospitalidade cristã surge baseada nas citações bíblicas de amor ao próximo, e desse modo também surgem as hospedarias medievais juntamente com tratamentos de saúde e alimentação oferecidos aos viajantes e mendigos (DIAS, 2005, p.132).
Na França do século XVIII, a hospitalidade ganhacaracterísticas aristocráticas com o incremento de regras de etiqueta em seus rituais de hospedar. O modelo de etiqueta francesa impôs-e, em grande parte, como uma das estruturadoras da forma de hospitalidade comercial ou mercadológica praticada nos hotéis, pousadas e restaurantes (DIAS apud CAMARGO, 2002; 2003 p.131).
Paralelo a Revolução Industrial a hospitalidade passou para uma forma de receber maisimpessoal e comercial influenciada pelo capitalismo de produção em massa. Hospitalidade como forma de recepção e prestação de serviços efetivada pela impessoalidade do dinheiro [...]. Esse tipo de hospedagem tornou-se padrão na hospedagem mercadológica ou comercial (DIAS, 2005, p.133).
A hospitalidade é influenciada diretamente pela cultura, e por isso em diversas regiões do mundo, a mesma possuidiferentes formas de manifestação, como exemplos, na cultura chinesa demonstrada pelo oferecimento de chá, em contraposição, na cultura africana os estrangeiros são recebidos com uma saraivada de cuspidas. Isto demonstra que a hospitalidade se manifesta de diversas formas em diferentes épocas, lugares e culturas.
O crescimento das cidades e a modificação nas relações sociais influenciaram na mudançadas características da hospitalidade que segundo Camargo:

Esta é a hospitalidade urbana, que, desde o início da Idade Moderna, com o crescimento acelerado das cidades, vem progressivamente tomando o lugar da hospitalidade doméstica, como espaço desejável de inserção na cidade em que se chega (2007, p.4).

E ainda diz mais que:


[...] a hospitalidade urbana divide-se entre uma gratuitae uma paga, afirmamos uma segunda diferença importante, que é a hospitalidade enquanto dádiva e a hospitalidade enquanto negócio. A hospitalidade urbana consiste de instâncias regidas pela dádiva e pelo negócio. O investimento estético – de qualquer natureza – em ruas, as praças, os monumentos e a sua infra-estrutura de recepção e circulação, é uma manifestação regida pelo sistema da dádiva. A...
tracking img