Historico de santana amapa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Município de Santana

Santana teve início do agrupamento populacional em Ilha de Santana, localizada em frente ao município, à margem esquerda do rio Amazonas, em 1753. Os primeiros habitantes eram moradores portugueses e mestiços vindos do Pará, além de índios Tucuju, comandados pelo desbravador português Francisco Portilho de Melo, fugitivo da alfândega do Pará, evadiu-se para esta regiãofugindo das autoridades fiscais paraenses em razão do comércio clandestino de escravos e metais. O Governador Mendonça Furtado, precisava de mão-de-obra barata para a construção da Fortaleza de São José de Macapá, bem como para o trabalho agrícola,desta forma perdoou as infrações de Francisco Portilho e ainda outorgou-lhe o título de Capitão, com poderes para dirigir o povoado de Santana, o quecausou grande insatisfação por parte dos índios, que se afastaram ou mudaram-se para outras terras. O nome Santana origina-se da devoção de Francisco Portilla de Melo, por Nossa Senhora de Santa Ana (ou Sant'Ana), hoje padroeira da cidade.
Concentrado em Ilha de Santana, Portilho de Mello e seus agregados conviveram com a redução da força de trabalho indígena, já que a mortalidade também foisignificativa, por causa das inadequadas condições de trabalho. Por ordem de Mendonça Furtado foi instalado e fundado o povoado de Santana, em homenagem a Santa Ana de quem os europeus e seus descendentes eram devotos.
Em 1946, com a descoberta do manganês em Serra do Navio por Mário Cruz, Santana experimentou um crescimento significativo, em decorrência da instalação da Icomi (Indústria e Comércio deMinérios). Já no final da década de 50, foi construída a Estrada de Ferro do Amapá, com 19 quilômetros lineares, para o transporte do pessoal e escoamento da produção de manganês com destino ao mercado externo.
Dadas as condições geográficas adequadas ao escoamento via fluvial, é escolhido o Canal Norte do Rio Amazonas que propiciava, pela sua profundidade, fácil navegabilidade aos navios de grandecalado. Assim é instalado um cais flutuante em frente a Ilha de Santana, gerando empregos, atraindo população e incentivando comércios e indústrias de pequeno porte, estimulando a criação de vilas e ampliando a área urbana do povoado, elevando-o a nível de distrito, em 1981, pela Lei nº 153/81 PMM, sendo seu primeiro agente distrital Francisco Correa Nobre. Em 17 de dezembro de 1987, pela lei nº7.639, Santana passa a ser mais um município do Estado. Está localizado ao sul do estado (Meso Região Sul), apenas 23 km de Macapá. Com sete distritos: Santana, Igarapé do Lago, Ilha de Santana, Igarapé da Fortaleza, Elesbão, Anauerapucu e Pirativa. Limita-se com os municípios: Macapá, Mazagão e Porto Grande.

SOUZA, Manoel Dorandins Costa de. A Evolução Política, Demográfica e Sócio-Econômicado Amapá. Coordenação do Curso de História. Universidade Federal do Amapá. Macapá/AP, 1995. 101 p. (trabalho de conclusão de curso)

Referencias

http://www.ibge.gov.br/cidadesat/historicos_cidades/historico_conteudo.php?codmun=160060

HISTORICO
A história do município de Santana em muitos aspectos aproxima-se do que ocorrera com o município de Macapá, no sentido de que, quando ogovernador do Estado do Grão-Pará e Maranhão (capitão-general Mendonça Furtado) fundou a vila de São José de Macapá no dia 4 de fevereiro de 1758. Prosseguiu viagem para a capitania de São José do rio Negro e deparou-se com a ilha de Santana, situada à margem esquerda do rio Amazonas, elevando-a à categoria de povoado.
Os primeiros habitantes eram moradores de origem européia, principalmente portugueses,mestiços vindos do Pará e índios da nação tucujus. Estes últimos vindos de aldeamentos originários do rio Negro, chefiados por Francisco Portilho de Melo, que fugiam das autoridades fiscais paraenses, em decorrência de estarem atuando no comércio clandestino.
Francisco Portilho de Melo foi o primeiro desbravador da ilha de Santana. Além de foragido da lei, era um escravocrata e, portanto,...
tracking img