Coleta seletiva de lixo na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
• Copy and paste this code into your blog or website [pic]Copy Customize Without related content [pic]Start from slide number [pic]Size (px) more

PROJETO COLETA SELETIVA DO LIXO

Parte inferior do fParte superior do for
APRESENTAÇÃO:
As questões lixo, reciclagem e reutilização vêm sendoconsideradas cada vez mais urgentes e importantes na sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponiveis.
Neste projeto será abordado a necessidade de conscientização e mudança de valores e atitudes para que os alunos venham inserir no seu cotidiano.

INTRODUÇÃO.
A coleta seletiva de lixo é um processo queconsiste na separação e recolhimento de resíduos descartados. Os materiais que podem ser reciclados (papéis, metais, plásticos, vidros) são separados do lixo orgânico (biodegradável), este último será descartado em aterros sanitários. A separação do lixo na origem evita a contaminação dos materiais recicláveis diminuindo os custos com o processo. O exemplo disso, para cada 10% de caco de vidro namistura, economiza-se 4% da energia necessária para a fusão nos fornos industriais e a redução de 9,5% no consumo de água. Pilhas e baterias devem ser também separadas, pois se descartadas no meio ambiente provocam a contaminação do solo devido sua composição química. Mesmo não sendo possível reutilizá-los, estes materiais recebem um destino apropriado para não gerar poluição no meio ambiente.
Umdos grandes desafios para aqueles que vivem em cidades, sejam elas grandes centros urbanos ou cidades de menor porte, é sabercomo garantir a qualidade de vida de seus moradores. O gerenciamento interligado do lixo é dever do Estado e direito do cidadão, que deve participar desse processo ativamente, modificando inclusive seus usos com relação à produção e ao destino dado ao lixo em casa, escola,locais de trabalho e de lazer.
A reciclagem trata o lixo como matéria-prima a ser reaproveitada para fazer novos produtos. Para que isso ocorra é nescessária a Coleta Seletiva dos materiais que são indentificados, separados e limpos. A reciclagem de materiais por meio da Coleta coopera para aumentar a vida útil dos aterros sanitarios alem de empurrar o envolvimento da população na decisão doproblema do lixo.
Grande parte do que chamamos de lixo e que constituirá os chamados “lixões” é composto de materiais que podem ser reciclados utilizando técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001): ´”E preciso fazer considerações sobre o lixo como um importante arsenal de matéria a ser aproveitada como composto orgânico, oureciclada, e o problema da produção de materiais não-degradáveis” (p.59).

O Problema - justificativa

Um dos objetivos da Escola Benicio Barbosa, na formação do aluno, é trabalhar com situações que possibilitem aos alunos pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca.

Um dos grandes problemas enfrentados pela humanidade é a melhoria das condições de vida no mundo, a questão ambiental,que afeta a todos, porém com conseqüências desiguais para os diferentes grupos sociais.

O que fazer e como fazer para que os alunos adquiram uma consciência global relativas ao meio, para que possam adotar posições afinadas com os valores referentes à proteção do meio ambiente e sua melhoria?

Segundo os PCN “s “os alunos podem tirar nota 10 nas provas, mas, ainda assim, jogar lixo na rua,pescar peixes-fêmeas prontas para reproduzir, pôr fogo no mato indiscriminadamente, ou realizar outro tipo de ação prejudicial, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem”.

Ö Benicio Barbosa se questiona como nas condições concretas de aprendizagem, podemos contribuir para que nossos alunos percebam e entendam as conseqüências...
tracking img