Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL – FAMASUL
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA DA LÍNGUA PORTUGUESA
DISCIPLINA: LEITURA, ESCRITA E ANÁLISE LINGUÍSTICA

Dannyely Patrícia de Melo Amorim
Josefa Ernestina Ferreira de Lucena
Josenildo Juvino da Silva

HISTÓRIA & LIVRO E LEITURAPALMARES
2011



Dannyely Patrícia de Melo Amorim
Josefa Ernestina Ferreira de Lucena
Josenildo Juvino da Silva

HISTÓRIA & LIVRO E LEITURA

Trabalho apresentado à disciplina Leitura, Escrita e Análise Linguística do Curso de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da LínguaPortuguesa da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL, como avaliação parcial.
Orientação: Prof. Ms. João Constantino.

PALMARES
2011

SUMÁRIO

1 JUSTIFICATIVA..................................................................................................... 04
2 INTRODUÇÃO...................................................................................................... 05
3 CAPÍTULO I: DO LIVRO DIGITAL AO LIVRO IMPRESSO ...................................06
4 CAPÍTULO II : O QUE É A HISTÓRIA DO LIVRO E DA LEITURA? .....................07
5 CAPÍTULO III : PARA ALÉM DO LIVRO IMPRESSO ...........................................09
6- CONCLUSÃO .......................................................................................................10
7ANEXOS .................................................................................................................11


JUSTIFICATIVA

O motivo deste trabalho é que no mundo contemporâneo, em que o avanço dos conhecimentos e da tecnologia, que tem ocorrido vertiginosamente, tornou-se uma ameaça ao prazer e a grande satisfação de folhear e viajar nas histórias emocionantes deum bom livro. É que a era da informática, com suas incontáveis utilidades, já disponibiliza os livros para serem lidos na tela do computador. Dessa forma, o leitor não atenta para os fatores históricos e sócio-culturais do livro escrito.
Como professores de língua portuguesa, não podemos deixar de apreciarmos e incentivarmos à leitura de um bom livro, além de reconhecermos sua grandeimportância na história e na cultura de nosso país e do mundo.

INTRODUÇÃO


Livro: História & livro e leitura


O livro relata os processos de transformações ocorridos na escrita e na leitura ao longo dos tempos, no entanto, sua história passou por diversas fases: manuscrito, impresso e digital. Desta forma, percebe-se que apesar do surgimento das tecnologias,das novas formas de leitura ou tipos de suportes utilizados, o homem sempre se preocupou em preservar o conhecimento.
Nos dois primeiros capítulos o autor fala sobre como surgiu o livro e como essa jornada histórica se prolongou em relação à leitura. No terceiro capítulo o mesmo revela como as pesquisas atuais acontecem além das fronteiras tradicionais, limitadas ao livro impresso esobre a importância da escrita e dos meios de comunicação.



História & Livro e Leitura

Capítulo I: Do livro digital ao livro impresso

Neste capítulo o autor relata de forma minuciosa como os livros foram feitos, descrevendo desde o trabalho manual até as mudanças ocorridas com a chegada das novas tecnologias:
“ Os artesãos foram substituídos pelo trabalho e a força dasmáquinas e, cada vez mais, pela inteligência do computador.( p. 17)

Com esta perspectiva, percebe-se que a preservação do conhecimento em muito tem contribuído para a vida social e intelectual do homem, possibilitando grandes transformações. No entanto, para se entender a história do livro, é preciso primeiro entender o leitor e as formas de leitura que eram utilizadas por eles,...
tracking img