Historicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUIÇÃO
O ensino da História e da Geografia no Ensino Fundamental possui um objetivo específico e relevante: a construção da noção de identidade e a conscientização de que a ação humana constrói e transforma o ambiente. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) sugerem que os conhecimentos sejam significativos para os discentes e que contribuam para uma reflexão sobre as vivências,conquistas e produções do homem no espaço geográfico. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996, estabelece, no art. 26, parágrafo 4o, que o ensino da História do Brasil levará culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, enfatizando as matrizes indígenas, africanas e européias. A história, a geografia, os estudos sociais, a filosofia, as línguas, etc. são,portanto, cruciais para o ensino da diversidade cultural e da descoberta de diferenças culturais. Em alguns países, a educação na disciplina de moralidade também desempenha um papel importante. O estudo da história e da geografia coloca os alunos em contato com diferentes tempos e lugares, incentivando-os a tomar consciência de seus preconceitos próprios e a repensar os pressupostos de base. Omesmo se aplica ao estudo dos diferentes tradições artísticas, crenças religiosas e modos de representação. Nos casos mais favoráveis, o aumento da consciência intercultural produz uma disposição para a mentalidade cosmopolita, um modo de pensar uma atitude que se estende o conhecimento da diferença e da aceitação dos seus grupos naturais e as tradições situadas para além das pessoas com quem seestudou e conheceu diretamente.
Para fazer isso, devemos contextualizar disciplinas como história e ciências sociais de acordo com as necessidades contemporâneas das sociedades. Para demonstrar como as culturas sempre se enriqueceram e evoluíram através de contatos, o intercâmbio e o diálogo incluindo a necessidade de desenvolver materiais educativos imparciais e equilibrados capazes de suprir acuriosidade dos alunos. Aprender a história global ou regional, a geografia e as sociedades contemporâneas em um mundo interconectado são particularmente importantes e, por isso, devem ser apropriadas nos sistemas escolares, histórias nacionais, locais e nacionais.

2. A DEFINIÇÃO DO TERMO “INTERCULTURAL”, UMA EXPLICAÇÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA AULA NA PERSPECTIVA DA DIDÁTICA INTERCULTURAL.
Ocenário dos espaços escolares tem sofrido grandes alterações desde os fins do século XVIII, quando começaram a surgir, por toda a Europa, pequenas escolas para retirar da rua crianças filhas das classes trabalhadoras que eram obrigadas a abandonar os filhos enquanto trabalhavam. A escola, que tinha sido criada apenas para elites, foi, lentamente, alargando a sua base de recrutamento a clientelassociais diversas que a foram transformando numa escola de massas e de contato entre grupos de diferentes culturas. Sofrendo o efeito da progressiva multiculturalidade da sociedade, a escola passou a confrontar-se com uma realidade desajustada dos currículos etnocêntricos e monoculturais que a caracterizavam. Esse desajuste, aliado aos ideais democráticos que passaram a orientar muitas das políticaseducativas, foi instituindo o discurso de “uma escola para todos” e reclamando a necessidade de se repensar o currículo nas condições de sucesso que oferece aos diferentes alunos que passaram a freqüentá-la. Muitos dos debates do passado que olhavam a educação face à diferença, centrando-a nas questões individuais e, algumas vezes, analisando-a apenas numa perspectiva meramente psicológica passarama dar lugar a outros que sustentam a importância do grupo e do contexto cultural. Quero, com isso, dizer que, atualmente, têm sido admitidas como explicações para os acontecimentos educativos posições que, em vez de se centrarem exclusivamente nos sujeitos e nos seus “dotes” individuais, têm em conta os contextos em que ocorrem esses acontecimentos, as representações que deles fazem os...
tracking img