Geopolitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Neste documento, iremos primeiramente apresentar definições sobre geopolítica, capitalismo e socialismo. Após isto, mostraremos que durante séculos, nações foram unificadas e também divididas, as principais causas dessas mudanças estão relacionadas a confrontos territoriais, diferenças religiosas, culturais, étnicas e econômicas. Daremos foco a três mudanças geopolíticas nahistória mundial: Alemanha, Iugoslávia e Tchecoslováquia. No capítulo sobre a Alemanha, serão mostrados mapas, da divisão e da unificação da Alemanha Ocidental e Oriental, explicando os fatos que acarretaram nas mudanças. Ao apresentarmos a Iugoslávia, daremos ênfase às novas nações que surgiram a partir de sua divisão e os motivos que levaram a esses surgimentos. Encerrando os eventos mundiais,serão apresentadas as novas nações oriundas da Tchecoslováquia: República Tcheca e Eslováquia. O Brasil, oficialmente República Federativa do Brasil, terá sua história apresentada do ponto de vista geopolítico, bem como o surgimento de novos estados, capitais e alterações no mapa que ocorreram no país.

2 GEOPOLÍTICA

O termo geopolítica foi pronunciado pela primeira vez no ano de1899 pelo geógrafo sueco Rudolph Kjéllen, mas o significado desta disciplina já vinha sendo estudado por vários pensadores que alertavam sobre a influência que o meio geográfico possuía sobre a organização e sobre o caráter da sociedade.
Kjéllen definiu a geopolítica como: “Teoria do Estado enquanto fenômeno de espaço: quer dizer, do Estado como país, território, solo ou, de uma maneiramais característica, como Império”. Embora, aparentemente, a geografia política e a geopolítica sejam semelhantes, Kjéllen procurava separar as duas disciplinas. Para ele a geografia política era o estudo da terra, enquanto morada dos seus povoadores humanos, nas suas relações com as demais propriedades da terra.
Já o General Carlos de Meira Mattos, no livro A Geopolítica e as projeções dopoder, fez sua definição de geopolítica sendo a política aplicada aos espaços geográficos.
A escola alemã, encabeçada pelo general e cientista geopolítico Karl Haushofer, definia a geopolítica como “a ciência que trata da dependência dos acontecimentos políticos em relação ao solo”.
A geopolítica pode ser resumida como a disciplina que tem como objetivo entender os fatos dodesenvolvimento político dos países usando como ferramentas as informações geográficas, ou seja, ela estuda as influências que o meio físico exerce sobre a vida política de uma nação.

3 CAPITALISMO E SOCIALISMO

Neste capitulo fugiremos um pouco do assunto principal para abordarmos esses dois tipos de economias.
Em muitas ocasiões, as diferenças que elas possuem, foram predominantes naseparação de países (caso da Alemanha, que falaremos mais adiante).
É de suma importância entender as características de cada uma para que possamos ter uma visão mais ampla dos acontecimentos que iremos mencionar.

3.1 CAPITALISMO

Capitalismo se caracteriza por apresentar uma economia de mercado e uma sociedade de classes.
Por economia de mercado, devemos entender asituação em que o mercado desempenha o papel principal nas decisões econômicas. Tais decisões são tomadas pelos donos das empresas privadas ou por seus representantes e sempre têm por objetivo o lucro das empresas.
A sociedade capitalista é divida basicamente em duas classes sociais: a burguesia (composta pelos donos de fábricas, bancos, fazendas, etc.) e o proletariado (constituído peloempregados que trabalham em troca de salários).
Há também duas situações que não se encaixam em nenhuma dessas classes: profissionais autônomos e profissionais rurais.

3.2 SOCIALISMO

O socialismo tem como características básicas uma economia planificada e uma sociedade teoricamente sem classes.
Na economia planificada, o elemento principal para o funcionamento do...
tracking img