Historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de História das Relações Internacionais
Módulo B – A I Guerra Mundial

Nome: Aline dos Santos Silva
Curso: 1RIM
Prof. Ubirajara

Sorocaba
2013
A II Revolução Industrial
A Inglaterra cuja industrialização se deu no início do século XVIII, tornou-se a “fábrica do mundo” no século XIX.
Dentre as novidades técnicas do século XIX destacaram-se o método bessemer, onde a produção deaço cresceu, aumentando o crescimento da siderurgia, além da eletricidade e do uso de motor à combustão interna (onde era usado o petróleo).
A era Vitoriana, ficou caracterizada pelo período de governo da Rainha Vitória, que foi quando a Inglaterra ainda era uma grande potência industrial.
Por mais que a Inglaterra estivesse sofrendo um grande crescimento econômico, alguns problemas nasociedade contrastavam com esse avanço, tais como, o problema de desemprego, que foi quando as pessoas foram substituídas pelas máquinas, o baixo salário, a super exploração do trabalho feminino e infantil, a inexistência de leis trabalhistas, e problemas diversos, como moradia, alcoolismo e prostituição.
Com essa II Revolução Industrial há uma propagação da industrialização no século XIX, em que ela seespalhe pela Europa (em ordem cronológica Bélgica, França, Alemanha, Itália, Rússia).

O Neocolonialismo ou Imperialismo
O novo colonialismo dos séculos XIX e XX derivou dos interesses do capitalismo industrial e financeiro. A África e a Ásia foram os alvos principais dessa exploração. Foi uma nova forma de exploração que permitia a formação de novos Impérios.
O neocolonialismo representava umnovo cenário, respondendo à interesses de uma economia industrial, e não mercantilista como era no antigo colonialismo.
Os fatores que desencadearam o Neocolonialismo:
* O aumento da produção industrial exigiu uma busca de mercados para escoamento da superprodução. A Inglaterra e a França disputaram por esses territórios de ‘’destino’’ fora da Europa.
* Também procuravam por territóriosque fornecessem matérias-primas industriais, como por exemplo, o petróleo, conhecido como ouro negro na época. Deve-se considerar além de como conseguir matérias-primas, saber onde aplicar o dinheiro excedente.
* Controlar áreas onde os bancos faziam investimentos cobrando altos juros.
* Escoamento da população excedente dos países industrializados.
Distinto do colonialismo do século XVI,essa nova modalidade de exploração pretendia fazer das áreas dominadas (África e Ásia) grandes mercados de consumo de seus bens industrializados e, ao mesmo tempo, pólos de fornecimento de matéria-prima.

A Partilha da África
Bismark em 1785 organizou em Berlim a Conferência de Berlim, que foi onde o chanceler alemão tentou discutir uma divisão mais equânime dos territórios coloniais, poisqueria possuir o “monopólio” que a Inglaterra possuía. Porém esses territórios coloniais da África então solicitados tiveram resultados limitados.
A Inglaterra possuía interesse em diversos países, dentre eles o Egito, pelo Canal de Suez ser rico em petróleo e controlar o fluxo de passagem, também tinha interesse na Zâmbia, Sudão, Nigéria, África do Sul, entre outros.
Em 1900 ocorreu a Guerra dosBoeres, que foi a vitória das tribos zulu e xhosas sob os descendentes de holandeses.
A França também possuía interesses em diversos países da África, como o Marrocos, Tunísia, Argélia, Senegal, Costa do Marfim, entre outros.
Os territórios de Camarões e Togo que pertenciam até então à Alemanha, passaram para a França após a I Guerra Mundial.

A Partilha da Ásia
Os países de interesse daInglaterra na Ásia eram a Birmânia (atual Mianmar), Índia, Mesopotâmia e China. Os ingleses mandaram uma armada, ou seja, suas marinhas de guerra, para a China, para eles voltarem a “liberar” o comércio de tráficos de drogas para com a China. Em 1838 a Inglaterra disputou com a China a Guerra do Ópio, que vitoriosos, os ingleses impuseram o Tratado de Nanquim de 1824, que concedeu aos ingleses o...
tracking img