Historia do plano de contas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I HISTÓRIA DO PLANO DE CONTAS

Antes das inovações introduzidas nos estudos científicos pelos mestres italianos do século XIX (Cerboni, Besta, Villa etc.), a escola dominante era à francesa, cujasteorias da época foram chamadas de corrente contábil do contismo. A mais popular teoria de contas, chamada de "teoria das cinco contas" dominou a contabilidade prática durante quase dois séculos. Foicriada por Edmond Degrange (pai da contabilidade) no século XVIII, que também introduziu o livro Diário-Razão, o qual teve grande aceitação nos Estados Unidos, a ponto de ser mais conhecido comoDiário Americano. Ao contismo se sucederia ainda o Neocontismo.
Com as mudanças verificadas na contabilidade aplicada em direção às diversas formas de "gestão contábil", as teorias de contas deixaram deser desenvolvidas no século XX. No Brasil não é raro usar-se nos textos acadêmicos da matéria a expressão "Elementos patrimoniais", em substituição as contas. Todavia, ao final desse século, com aintrodução dos sistemas informatizados que integram as bases de dados administrativas com as contábeis, as contas voltaram ao centro das discussões no meio contábil. Isto porque são elas os elementos deintrodução de dados aos sistemas contábeis, e também se constituem nos vínculos entre os diversos dados.

1.1 CLASSIFICAÇÃO

Como uma contribuição para a sistematização desse novo desenvolvimentona contabilidade prática, sugerimos que as contas passem a ser organizada inicialmente nos seguintes grupos:
Contas patrimoniais e de resultado - registrem os elementos patrimoniais na forma exigidanas leis brasileiras das SAs e do Código Civil.
Contas de Análise e Controle - registrem os diversos fatos e atos adicionais de interesse de um sistema contábil. O exemplo mais comum são as contas decompensação. Mas podem ser incluídas as contas auxiliares (centro de custo, contas de abertura e encerramento) e as contas transitórias (despesas pré operacionais).
Outras classificações de...
tracking img