Plano de contas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CAMILA FONTENELE
MARINA FRUTUOSO
FRANCISCA THALITA

PLANO DE CONTAS

Trabalho apresentado como requisito de avaliação à disciplina de Contabilidade de Custos, do Curso de Administração do Centro Universitário Estácio do Ceará.

Professora: Roselene

FORTALEZA/CE
2012.2
FORTALEZA/CE
2012.2

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 032 PLANO DE CONTAS 04
3 A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE CONTAS 04
4 CODIFICAÇÃO DO PLANO DE CONTAS 04
5 COMPOSIÇÃO DO PLANO DE CONTAS 04
5.1 Ativo 05
5.2 Passivo 05
5.3 Despesas 05
5.4 Receitas 05
6 SCIENTIFIC – SOLUÇÕES PARA SAÚDE 06
7 UMA HISTÓRIA DE SUCESSO 06
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS 08
9 REFERÊNCIAS 09
10 ANEXOS 10




INTRODUÇÃO
Este é um trabalho de terceiroperíodo, solicitado pela disciplina de Contabilidade de Custos, do curso de Administração do Centro Universitário Estácio de Sá, cujo objetivo é exercitar o aluno no estudo e conhecimento sobre o funcionamento do plano de contas de uma empresa visitando e entrevistando o contador para melhores informações.

O assunto a ser tratado tem por base uma pesquisa feita em uma empresa do ramo de seguimentohospitalar, que fornece equipamentos e materiais médicos hospitalares de altíssima qualidade.

Plano de Contas
É chamado Plano de Contas o conjunto de contas criado pelo contador, para atender às necessidades de registro dos fatos administrativos, de forma a possibilitar a construção dos principais relatórios contábeis e atender a todos os usuários da informação contábil.
O Plano de Contas éessencial para a empresa. É com base no plano de contas que o contabilista vai fazer a escrituração contábil da mesma. Cada instituição tem o seu plano de contas específico para ela. Portanto os planos não são iguais em todas as empresas. Cada plano tem que ser elaborado de acordo com as peculiaridades de cada empresa. Serve como guia e como orientador na escrituração.
Nenhuma entidade, pública eprivada, poderá gabar-se de possuir um bom serviço de contabilidade se não dispuser de um plano de contas próprio. É a peça de maior importância dentro da organização contábil. Sem ele não se pode nem mesmo dar início aos registros contábeis.

Importância do Plano de Contas
O Plano de Contas é a peça principal dentro do processo contábil. Ele funciona como um guia. Qualquer lançamento contábil aser processado, o Plano de Contas, obrigatoriamente deve ser consultado. Na ausência de um plano de contas, a empresa fica sem sua principal ferramenta para registrar os fatos ocorridos, passíveis de escrituração.
Ele é que direciona o tipo de operação, área em que se enquadra o valor do lançamento como, Receitas, Despesas, Imobilizado, Contas a Receber, Contas a Pagar, Reservas, Estoque eoutras.

Codificação do Plano de Contas
Para facilitar a identificação de cada uma das contas e sub-contas, o plano de contas costuma ser codificado. Este processo implica a afetação de um símbolo, podendo ser um número, uma letra ou a combinação de ambos, a cada uma das contas.

O sistema mais usual para codificar o plano de contas é a numeração decimal, que permite agrupamentos ilimitados efacilita a tarefa de juntar e intercalar novas contas. Por exemplo: 1 Ativo, 1.1 Ativo corrente, 1.2 Ativo não corrente, 1.1.1 Caixa e Depósitos, 1.1.2 Investimentos correntes.

Composição do Plano de Contas
O plano de Contas normalmente é composto de cinco grupos.
· ATIVO - CONTAS DEVEDORAS
· PASSIVO - CONTAS CREDORAS
· DESPESAS - CONTAS DEVEDORAS
· RECEITAS - CONTAS CREDORAS
· APURAÇÃODE RESULTADO
Estes grupos por sua vez também se dividem em subgrupos, os quais passaremos a analisar:
ATIVO
* CIRCULANTE (Bens e direitos realizáveis num prazo inferior a 365 dias)
* REALIZÁVEL A LONGO PRAZO (Idem, num prazo superior a 365 dias)
* PERMANENTE (Investimentos e bens destinados à manutenção da atividade)
O ATIVO representa a parte positiva do patrimônio, a fonte...
tracking img