Socrates

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual de Ensino Médio Assis Brasil
Turma: 202



Região Sudeste


Marcela Fernandes

Componentes: Lucas Cunha
Victor YuriRodrigo Pires
Gean Kiel
Douglas Lopes




Tramandaí, 27 de Agosto de 2012

Sumário
Introdução........................................................................................... 01
Região Sudeste .................................................................................... 02
Economia ............................................................................................. 03
Relevo e Clima ..................................................................................... 04
População............................................................................................ 05
Vegetação ............................................................................................ 06
Cultura ................................................................................................ 07
Conclusão ........................................................................................... 08Introdução
Os estados que formam a região Sudeste são: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Possui uma área de, aproximadamente, 927.286 km2, com mais de 67 milhões de habitantes (43% do total nacional), constituindo-se na região mais populosa. 


Região Sudeste
É a maisindustrializada e urbanizada do Brasil. As maiores empresas instaladas no país têm as suas sedes no Sudeste. Nessa região, estão as principais metrópoles brasileiras: São Paulo e Rio de Janeiro. O domínio natural mais importante é o dos mares de morros, que já foram recobertos pela floresta tropical (mata Atlântica)
Esta região é por excelência uma terra de transição entre a região Nordeste e a regiãoSul. Para se fazer essa divisão foram usados critérios como semelhanças naturais, tais como relevo, clima, vegetação e solo, bem como afinidades socioculturais.
É o centro vital do país. Nela estão as maiores cidades, a maior densidade populacional, os maiores depósitos de minério de ferro, as maiores hidrelétricas, a maior rede rodoferroviária e os melhores portos. É a mais importanteregião industrial e agropecuária do país. Emprega 70% do operariado brasileiro e usa 85% do total da energia elétrica consumida no Brasil. O relevo é bastante acidentado, com predominância de planaltos. O clima é tropical, entre temperado e quente, com grandes variações locais. Algumas áreas têm vegetação pobre e rasteira; outras são cobertas por florestas tropicais úmidas. A região é um verdadeirocentro dispersor de águas. Há várias bacias fluviais, com rios correndo em várias direções.




Economia
Sua economia é a mais desenvolvida e industrializada dentre as economias das cinco regiões brasileiras, nela se concentrando mais da metade da produção nacional.
Movimentadapelas maiores montadoras e siderúrgicas do país, a produção industrial é diversificada. São Paulo concentra o maior parque industrial e participa com 36,5% do PIB (referência: 1999). Embora os ramos de calçados e têxtil se mostrem os mais aquecidos, percebe-se, no final dos anos 90, relativa queda de investimentos no setor industrial, em virtude, principalmente, dos incentivos fiscais adotados...
tracking img