Socrates

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O objetivo da presente pesquisa é de fazer uma descrição da importância filosófica exercida por Sócrates, bem como a sua contextualização histórica. Dando, evidentemente, ênfase ao seu sistema filosófico de fazer filosofia, ou seja, de filosofar. Visto que a filosofia não pode e nem deve ser minimizada na repetição de sistemas já expostos por filósofos pertencentes a outro dadocontexto histórico. É, em suma, tarefa da filosofia proporcionar a outrem a filosofar, ou seja, de aperfeiçoar pensamentos já pensados. Abrindo caminhos para que esta mesma, a filosofia, progredir no decorrer da história.
Neste sentido, acredita-se que a utilização do método socrático, a investigação dialógica, é um dos modos que podem ser utilizados na docência no ensino médio. Uma vez que talmétodo, na sua origem, proporcionou a evolução e novos modos de filosofia.
No primeiro capítulo será feito um levantamento das características filosóficas e o contexto histórico que viveu Sócrates. Obviamente que este capítulo não quer prolongar ou aprofundar dados históricos que são de suma importância ser conhecidos para se conhecer bem a característica socrática de seu tempo. Apenas querressaltar alguns fatos e características socráticas no que tange a questão da aplicabilidade de seu método. Tais como: o contexto vivido por Sócrates, onde viveu, qual a importância de seu método, como se dava a sua aplicação e como se deu a influência socrática. Subtende-se que para se compreender o pensamento de qualquer filósofo pertencente a outro tempo histórico, se faz necessário fazer menção decomo se originou tal pensamento e em que tempo.
No segundo capítulo dois diálogos socráticos irão ser analisados numa ótica pedagógica, a saber: Críton e Hípias Menor. Coma finalidade de perceber, nestes mesmos diálogos, a maneira com que Sócrates fazia filosofia e fomentava ao interlocutor de fazê-la também. Claro que em momento algum quer Sócrates dar aulas e tampouco ensinar como se devefilosofar a seu próprio modo de pensar. Ele quer, sem dúvida, levar ao interlocutor a conhecer e a filosofar por si mesmo. Sem a necessidade de imposição de métodos e normas para que isso aconteça. Mas que a verdadeira atitude do filosofar se da em meio ao diálogo, ou seja, pela constante investigação coletiva e de, se assim pode dizer, sem qualquer diferenciação hierárquica. Sendo que na filosofia,socraticamente falando, não se pode haver certa hierarquização por parte do professor e nem por parte de outros que se julgar possuir mais conhecimentos ou títulos acadêmicos.
A proposta do terceiro capítulo é a fundamentação do método socrático na docência do ensino médio. De afirmar, nas suas entrelinhas, que a utilização desta forma de filosofar pode ter resultados positivos para a educaçãofilosófica na contemporaneidade. Longe de querer ser imposta ou pretender ser dita como a única forma verdadeira de fazer filosofia: Tal proposta, indubitavelmente, se trata de uma proposta de filosofar dentre tantas que já foram e que, possivelmente, poderão surgir ao longo da história educacional filosófica. Se, este trabalho pretendesse ser a única proposta verdadeira de como filosofar, certamentenão estaria seguindo o método socrático. Posto que este é constante busca pelo conhecimento através do diálogo e investigação filosófica. Desta forma, se valoriza não tanto o que esta ou será descoberto, mas a maneira como foi realizado o estudo e a investigação dialógica. Então, o aluno deixa de ser mero receptor do conhecimento advindo do professor, mas passa a ocupar o lugar de ativo aoconhecimento. Forma esta realizada não isoladamente, mas coletivamente.
Evidentemente que tal pesquisa recalcara a outras questões, tais como: é possível a utilização do método dialógico socrático em meio aos problemas educacionais que atualmente vivemos? Sócrates não era professor institucional e por isso não era necessário a utilização de recursos avaliativos em seus diálogos. Então, como fazer uso...
tracking img