Moduladores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 104 (25792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nessa etapa você irá iniciar o contato com as expressões utilizadas na área de telecomunicações, ao mesmo tempo em que estará sendo preparado para as demais disciplinas a ela relacionadas. Abordaremos os principais conceitos aplicados no estudo das telecomunicações, pois eles são de vital importância para a compreensão do princípio de funcionamento dos equipamentos usados nessa atividadeprofissional, entendimento da literatura técnica especializada, além dos próprios manuais dos equipamentos. Também devemos levar em conta que a grande maioria dos autores os tomam como pré-requisitos. O objetivo dessa disciplina, portanto, é torná-lo apto a compreender a linguagem e as técnicas utilizadas, possibilitando assim um melhor aproveitamento na seqüência dos estudos e a comunicação adequada comos profissionais da área. Iniciaremos o curso com algumas definições sobre comunicações, necessárias ao entendimento do princípio de funcionamento dos equipamentos com os quais você terá contato em sua vida profissional. Depois, passaremos ao estudo da transmissão de sinais, analisando como esses mesmos equipamentos podem enviar e receber informações. Posteriormente, desenvolveremos o estudo derelações entre potências, que é a forma como a intensidade dos sinais é medida, cujo conhecimento é de suma importância para a prática profissional. E, para finalizar, analisaremos as representações dos sinais utilizados em telecomunicações, levando o aluno a uma percepção gráfica dos tipos de sinais que são utilizados nos sistemas de comunicação, além das representações usadas para descrição desuas características.

Conceitos elementares
Iniciação às telecomunicações

1

Todo profissional das telecomunicações deve conhecer uma série de conceitos básicos de maneira firme e exata. É a demonstração do conhecimento destes conceitos que faz com que sua competência seja reconhecida pelos profissionais do setor e daqueles que necessitam dos seus serviços. Assim, iniciamos nosso estudojustamente com a abordagem de alguns conceitos básicos das telecomunicações, como, por exemplo, os relativos à conceituação de transmissores, receptores, informação e, principalmente, um estudo das ondas eletromagnéticas, tão amplamente utilizadas nas telecomunicações. Em síntese, nesse capítulo você irá familiarizar-se com as nomenclaturas específicas da área de telecomunicações, saber de que modofuncionam os equipamentos que devem enviar e receber informações – os emissores e receptores, e compreender o uso e as principais características das ondas eletromagnéticas.

1.1. Emissores/Receptores/Informação
A finalidade das comunicações é transmitir uma informação de um lugar para outro, ou seja, a partir de uma fonte-origem, que chamamos de emissor, até um destino, que chamamos dereceptor, utilizando alguma forma ou meio para a realização dessa tarefa. Assim, um sistema de comunicações básico é formado por um emissor, um receptor e um meio para levar a informação de um até o outro, ou seja, um meio de transmissão. Levando em conta as diferentes possibilidades de combinar esses três elementos, podemos citar alguns exemplos. Na figura 1.1 ilustramos uma pessoa falando para outra.Figura 1.1 – Comunicação entre duas pessoas. Nesse caso, a informação é enviada através da voz e o meio de transmissão são as ondas mecânicas que transmitem o som pelo ar. Essas ondas mecânicas necessitam de meios físicos para se propagarem e atingirem o receptor, sejam estes meios sólidos, líquidos ou gasosos. Uma prova disso é que não se pode conversar no vácuo (espaço), pois não existe meio(ar) para que a onda sonora se propague.

Outro exemplo que pode ser tomado é quando enviamos uma carta a alguém. O meio de transmissão será a escrita em papel. Então, podemos genericamente representar qualquer sistema de comunicações da forma mostrada na figura 1.2.

Fonte de informação

Transmissor

Receptor

Destino da informação

Informação Figura 1.2 – Representação de um sistema...
tracking img