Historia da matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DOS CONJUNTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: ABORDAGEM HISTÓRICA Delson Silva Souza1
RESUMO Numa abordagem histórica, entrelaçando o ensino da teoria dos conjuntos em três diferentes etapas da Matemática, este artigo contém além do significado da expressão Matemática Moderna, uma análise, discussões, relevância e comparações de aspectos relacionados com a Teoria dos Conjuntos. Aborda a épocaprecisa das mudanças ocorridas sobre o estudo dos conjuntos. Situa fatos com datas entre autores e professores de matemática sobre a questão do ensino de conjuntos, seja com artigos publicados, seja com cursos ministrados ou declarações em livros. Traz também uma biografia de Georg Cantor, considerado o “pai” da Teoria dos Conjuntos. Destaca a influência da Teoria dos Conjuntos em outros ramos damatemática. São realçados alguns paradoxos e antinomias que filósofos do século XIX criaram em detrimento com a criação da Teoria dos Conjuntos. Uma entre,vista feita com professor Cristiano Muniz, Doutor em Educação Matemática, da Universidade de Brasília foi envolvida neste trabalho. Isso contribuiu bastante, uma vez que o mesmo já orientou alunos que desenvolveram trabalhos nessa área. PALAVRASCHAVES: Teoria dos Conjuntos, Matemática Moderna, Educação Matemática.

1. INTRODUÇÃO Na década de 60, ensinava-se nas escolas do mundo todo uma matemática denominada tradicional. Particularmente, dava-se grande ênfase nas quatro primeiras séries aos mecanismos de operações com naturais, frações, decimais e aplicavam-se esses mecanismos em problemas e cálculos com medidas. Segundo Bertoni (1985),na época, do departamento de matemática da Universidade de Brasília - UNB, o ensino era tedioso, rígido, decorativo; os tópicos matemáticos apareciam sem interligações. Com isso, a escola desenvolvia como resultado certa habilidade nos cálculos com números e na resolução em que esses cálculos eram introduzidos. No decorrer dos anos 60, percebia-se uma vontade geral por parte dos educadores dematemática de superar esse ensino tido como tradicional. Com o lançamento do 1o satélite artificial, Sputnik, pela antiga União Soviética, era colocada em pauta a capacidade científica pelos EUA, e, sobretudo a partir disso, a eficácia de sua educação para a ciência. É fundada assim, nos Estados Unidos, a National Science, interligada diretamente à presidência da república, para comandar a nova ordem doconhecimento tecnológico e científico. Portanto, estava sendo proposto aos estudantes, principalmente do 2o grau, uma matemática mais teórica e moderna: “Teoria dos Conjuntos, Álgebra Moderna, Topologia, pretendiam com isso, que se desse uma visão mais geral ao ensino dessa ciência, dando-lhe um suporte de forte estruturação lógica”, ressalta Nilza Eigenheer Bertoni.

1 Licenciando emMatemática pela Universidade Católica de Brasília - UCB delsonsouza@pop.com.br

1

2

De certa maneira as iniciativas norte-americanas por uma melhoria do ensino das ciências básicas são envolvidas pelas propostas de um grupo francês, que aderiu à introdução de tópicos de matemática moderna nos currículos escolares. Nessa linha de raciocínio, acreditase na eficácia de uma solução para os problemasexistentes e para alcançar o objetivo de se formar cientistas matemáticos. Este movimento pegou os professores de surpresa, programas e livros mudaram rapidamente, tendo como resultados um aumento sensível de terminologia e simbolismo, a introdução da Teoria dos Conjuntos e grande ênfase nas propriedades dos conjuntos numéricos. Trouxe também por outro lado, certa desvalorização dos algoritmosbásicos, bem como da resolução de problemas e da geometria euclidiana. 2. HISTÓRIA DA TEORIA DOS CONJUNTOS As noções que deram origem à Teoria dos Conjuntos estão diretamente ligadas aos estudos dos matemáticos ingleses Augustus De Morgan (1806-1871) e Georg Boole (1815-1864), considerados fundadores da lógica moderna. Boole publicou em 1854 uma obra onde eram apresentados os fundamentos de uma...
tracking img