Handebol.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE HISTÓRIA.
• Objetivos.
No início da colonização do Brasil (século XVI), não havia no Brasil trabalhadores para a realização de trabalhos manuais pesados. Os portugueses colonizadores tentaram usar o trabalho indígena nas lavouras. A escravidão indígena não pôde ser levada adiante, pois os religiosos católicos se posicionaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Logo, oscolonizadores buscaram uma outra alternativa. Eles buscaram negros na África para submetê-los à força ao trabalho escravo em sua colônia. Foi neste contexto que começou a entrada dos escravos africanos no Brasil.
Os negros africanos, trazidos da África, eram transportados nos porões dos navios negreiros. Em função das péssimas condições deste meio de transporte desumano, muitos morreram durante aviagem. Após desembarcaram no Brasil eram comprados como mercadorias por fazendeiros e senhores de engenho, que os tratavam de forma cruel e, muitas vezes, violenta. 
Embora muitos considerassem normal e aceitável, a escravidão naquela época, havia aqueles que eram contra este tipo de prática, porém eram a minoria e não tinham influência política para mudar a situação. Contudo, a escravidãopermaneceu por quase 300 anos. O principal fator que manteve o sistema escravista por tantos anos foi o econômico. A economia do Brasil contava quase que exclusivamente com o trabalho escravo para realizar os trabalhos nas fazendas e nas minas. As providências para a libertação dos escravos, de acordo com alguns políticos da época, deveriam ser tomadas lentamente.http://www.historiadobrasil.net/abolicaodaescravatura/
• Interesses Econômicos.
Sob o aspecto econômico, o tráfico de escravos foi um grande negócio para a Coroa Portuguesa. Em relação à posição da Igreja, o povo português foi impelido a escravizar os indígenas, pois estes integrariam o projeto de expansão do catolicismo pelas Américas.
http://www.brasilescola.com/historiab/escravidao-no-brasil.htm

• Papel da igreja.ortugueses tentaram escravizar os índios, mas não deu certo.Primeiro pq índio não era acostumado aos trabalhos pesados, eles viviam da caça e pesca, eram donos da terra. Depois, passaram a ser protegidos pelos padres, já que eles não se adaptariam a escravidão, além do mais era muito fácil p/ um índio fugir, ele conhecia a mata, a igreja enxergou as milhares de almas q podiam converter aocristianismo,por isso tornaram se protetores indígenas. Os deuses e culturas indígenas não tinham significado nenhum para o homem branco "civilizado". A américa iria repor os europeus rebelados contra igreja após a reforma de Martinho Lutero. Melhor então escravizar os negros adaptáveis à escravidão e deixar os índios para serem catequizados e convertidos ao cristianismo. A igreja tb desempenhou um importantepapel p/ os senhores de engenhos com os escravos negros. Todo senhor de engenho construía em sua propriedade uma igreja, capela, fazia doações à igreja e em troca os padres "amansavam os escravos negros". Como? Através de suas pregações , aconselhando os negros a se conformarem com seus destinos e cumprirem com docilidade suas funções de escravos e sofressem calados pq no fim herdariam o reino doscéus. A igreja tinha essa função de docilizar os escravos, fazê-los acreditar que eles serem escravizados era a vontade de Deus , um propósito dos céus. Com isso evita-se as fugas e as rebeliões.
Bom, acho que já deu p/ dar uma ajudinha. Se precisar de mais alguma informação, escreva-me, se eu souber terei prazer em compartilhar com vc....
Que Deus abençõe seu dia.

• Trabalho desenvolvidopelos escravos.
O trabalho dos escravos indígenas.
Os índios foram usados no Brasil desde os primeiros anos da colonização até o século XVIII. Os colonos portugueses escravizaram os índios para que eles trabalhassem, principalmente, na extração de madeira. Os índios escravizados cortavam e transportavam a madeira até as embarcações.
Os índios eram muito explorados e recebiam duros castigos...
tracking img