HANDEBOL

1309 palavras 6 páginas
HISTÓRICO DO HANDEBOL

ORIGEM
O handebol foi iniciado em 1914 pelo alemão Karl Schellenz, professor de Educação Física. Esporte completo e atraente, teve sua origem baseada no jogo Tchecoslováquia chamado Azena. Seu criador dedicou-o, no início ao elemento feminino, sendo que as primeiras partidas foram disputadas em Berlim, em um terreno reduzido de 40 x 20 metros. Devido ao interesse despertado, o próprio Schellenz achou que o jogo poderia ser praticado também por homens e para tal, modificou as regras, começando por ampliar o terreno, que passou a ser 80 x 40 metros, reduzindo, também, o tamanho da bola. Mais tarde o terreno foi novamente aumentado chegando às medidas do campo de futebol e nele tomavam parte 11 (onze) jogadores.
O handebol popularizou-se em toda a Alemanha, principalmente no meio estudantil, onde foi adotado por suas características de velocidade-energia e habilidade e, principalmente, pelo seu valor educativo. No ano de 1927 foi criada a Federação Internacional de Handebol.
Distinguiram-se particularmente neste esporte os Tchecos, Dinamarqueses, Alemães e Suecos. Na França sua existência só foi reconhecida no ano de 1941. Na Alemanha, pelo impulso dado, foi o handebol incluído no programa dos Jogos Olímpicos, em 1936.
Para que este esporte pudesse ser praticado no inverno, os suecos idealizaram o handebol de interior, que denominaram de “inne-hand-ball ”, reduzindo o terreno, para ser praticado em recinto coberto, bem como diminuíram o número de jogadores que passou a sete, sendo então denominado handebol de salão.

HANDEBOL NO BRASIL O Handebol no Brasil surgiu através de fundadores estrangeiros integrantes de clubes brasileiros, principalmente israelitas e alemães que por volta de 1930/32 iniciaram a prática do “Handebol de Campo”. Com o surgimento do handebol de salão o de campo deixou de existir. Apesar de não se ter dados concretos e mais detalhados, sugerimos que o surgimento do handebol no

Relacionados

  • Relatório de estatistica
    2736 palavras | 11 páginas
  • Estabilidade no prognóstico do perfil de aptidão física de jovens atletas de handebol
    6266 palavras | 26 páginas
  • Jogos Cooperativos e a Pedagogia do Esporte
    40897 palavras | 164 páginas
  • Jogos cooperativos
    37568 palavras | 151 páginas