Handebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A bola é, sem dúvida, um dos instrumentos desportivos mais antigos do mundo e vem cativando o homem há milênios . Mesmo durante a Idade Média, eram os jogos com bola praticados como lazer por rapazes e moças, hoje o handebol leva multidões aos ginásios principalmente fora do Brasil onde os que se destacam “ os grandes astros “ são bem pagos e reconhecidos. A exemplo dofutebol essa modalidade de esporte chamada hendebol vem crescendo cada vez mais, e esta introduzida nas aulas de educação física nos colégios públicos e escolas particulares. E é dessa modalidade que iremos apresentar em resumo nesse trabalho, e os tópicos que iremos abordar são:

A origem do hendebol

Regras do hendebol

O hendebol no Mundo

O hendebol no Brasil

historiaolímpica.

















2.DESENVOLVIMENTO

2.1 A ORIGEM DO HENDEBOL

O Handebol surgiu no Brasil Após a I Grande Guerra Mundial, uma vez que um grande número de imigrantes alemães vieram para o Brasil estabelecendo-se na região sul por conta das semelhanças climáticas.

Dessa forma os brasileiros passaram a ter um maior contato com a cultura, tradição folclórica epor extensão as atividades recreativas e desportivas por eles praticadas, dentre os quais o então Handebol de Campo. Foi em São Paulo que ele teve seu maior desenvolvimento, principalmente quando em 26 de fevereiro de 1940 foi fundada a Federação Paulista de Handebol, tendo como seu 1 ° Presidenta Otto Schemelling.

O Handebol de Salão somente foi oficializado em 1954 quando a FederaçãoPaulista de Handebol instituiu o I Torneio Aberto de Handebol que foi jogado em campo improvisado ao lado do campo de futebol do Esporte Clube Pinheiros, campo esse demarcado com cal (40x20m e balizas com caibros de madeira 3x2m).

Este Handebol praticado com 7 jogadores e em um espaço menor agradou de tal maneira que a Confederação Brasileira de Desportos – CBD órgão que congregava os DesportosAmadores a nível nacional, criou um departamento de Handebol possibilitando assim a organização de torneios e campeonatos brasileiros nas várias categorias masculina e feminina.

Contudo, a grande difusão do Handebol em todos os Estados adveio com a sua inclusão nos III Jogos Estudantis Brasileiros realizado em Belo Horizonte-MG em julho de 1971 como também nos Jogos Universitários Brasileirosrealizado em Fortaleza-CE em julho de 1972. Como ilustração, nos JEB’s/72 o Handebol teve a participação de aproximadamente 10 equipes femininas e 12 masculinas, já em 1973 nos IV JEB’s em Maceió-AL tivemos cerca de 16 equipes femininas e 20 masculinas.

A atual Confederação Brasileira de Handebol – CBHb foi fundada em 1º de junho de 1979, tendo como primeira sede São Paulo e o primeiro Presidentefoi o professor Jamil André.

Supervisor de Educação Física Alemão, Holger Nielsen, adaptou o “Haanbold-Spiel” (Jogo de Handebol) para ser jogado em quadras, na cidade de Ortrup em 1848, remodelando as regras e método como o jogo deveria ser praticado. Eventualmente os alemães desenvolveram o esporte e finalisaram as regras em 1897, onde atualmente é baseado o Handebol de Quadra (Indoor) e oHandebol Olímpico. Era uma forma de 7 jogadores por time, em uma quadra pouco maior do que a de Basquete, com gols de Futebol de 2m de altura por 2,5m de comprimento.






2.2 REGRAS DO HENDEBOL

Regras básicas

1) Dimensões da quadra: 40x20m.

2) Distância que devem observar os jogadores adversários até que os tiros sejam cobrados: 3m.

3) É considerado gol: Quando a bolaultrapassar completamente a linha de gol.

4) Tiro de 7m: É cobrado quando um jogador de quadra passa a bola para o seu próprio goleiro dentro da área de gol. Durante a execução de um tiro de 7m qual a colocação dos jogadores de defesa e de ataque éfora da linha dos 9m

5) Sanções disciplinares: No jogo as sanções são progressivas seguindo a ordem: advertência, exclusão, desqualificação,...
tracking img