Citologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2030 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
01. [UFPR 2005] Medindo-se as concentrações de Na+ e etanol (álcool etílico) no interior e no exterior de certas células, em função do tempo, foi possível construir os dois gráficos a seguir. Nestes gráficos, a linha cheia representa a concentração extracelular, e a linha pontilhada, a concentração intracelular. Nas duas experiências, o metabolismo celular foi inibido num determinado momento, queestá assinalado pela seta.

A partir da leitura dos gráficos, responda: O transporte de Na+ e etanol através da membrana celular, em condições normais, é ativo ou passivo? Justifique sua resposta. 02. [Unicamp 1996] Um certo tipo de macromolécula destinada à membrana plasmática celular, depende de etapas nucleares e citoplasmáticas para sua produção, de acordo com os percursos esquematizados aseguir:

a) Por que essas etapas começam no núcleo? b) Qual é a composição da macromolécula ao final do percurso I? E do percurso II? Esclareça a diferença, baseando-se nas funções das organelas citoplasmáticas envolvidas em cada percurso. 03. [Fatec 1996] Considere as afirmações apresentadas a seguir. I. O rendimento energético total de cada molécula de glicose degradada até 6CO2 e 6H2O é de 38ATP (dois na Glicólise e trinta e seis nos processos Mitocondriais). II. A utilização do oxigênio se dá nas cristas mitocondriais, como aceptor final de hidrogênios. III. Em alguns microorganismos, o piruvato, proveniente da glicose, é posteriormente metabolizado para produzir moléculas de etanol.

Com relação à fermentação, pode-se afirmar que, das afirmações, apenas a) a I está correta. b) aII está correta. c) a III está correta. d) a I e a III estão corretas. e) a II e a III estão corretas. 04. [Ufop 2010] O transporte de elétrons ao longo da cadeia respiratória mitocondrial é um processo bioquímico responsável pela criação de um gradiente de prótons que dá impulso à síntese de ATP (fosforilação do ADP a ATP), um nucleotídeo que é a “moeda energética” dos seres vivos. Dados:potencial de redução padrão de meia-reação em pH 7,0 e a 25°: 1/2O2 + 2H+ + 2e- → H2O NAD+ + H+ + 2e- → NADH Eo’ (V) 0,816 Eo’ (V) -0,320

∆Gº’ = -nF∆Eº’ onde ∆Gº’ = variação da energia livre padrão em calorias, n = número de elétrons transferidos e F é uma constante chamada Faraday = 23.062,0 cal/V.mol. Calcule: a) o ∆Gº’ (variação de energia livre padrão) para a reação líquida global detransferência do par de elétrons e determine o sentido do fluxo desses elétrons; b) o número de ATPs que podem teoricamente ser gerados por essa reação, considerando que a energia livre padrão para a fosforilação do ADP a ATP seja de +7,3 kcal/mol. 05. [Unicamp 2011] Em relação a um organismo diploide, que apresenta 24 cromossomos em cada célula somática, pode-se afirmar que a) seu código genético é compostopor 24 moléculas de DNA de fita simples. b) o gameta originado desse organismo apresenta 12 moléculas de DNA de fita simples em seu genoma haploide. c) uma célula desse organismo na fase G2 da interfase apresenta 48 moléculas de DNA de fita dupla. d) seu cariótipo é composto por 24 pares de cromossomos. 06. [UFJF 2011] Com a realização de grandes eventos esportivos, como copa do mundo e olimpíadas,a preocupação com o doping de atletas aumenta. Uma das formas mais comuns de doping é a utilização de drogas que aumentam a capacidade de transporte de oxigênio do organismo. Sobre os processos celulares relacionados ao doping, responda: a) Qual é a relação entre o aumento da capacidade atlética do esportista e o aumento do transporte de oxigênio? b) Em qual organela celular é consumida a maiorparte desse oxigênio e qual é o principal papel desse gás nessa organela? c) Qual é a consequência sobre a produção de energia e a capacidade atlética da utilização de drogas que provocam a formação de poros para prótons nas membranas dessas organelas? Justifique. 07. [Ufpr 2011] O atual modelo de estrutura da membrana plasmática celular é conhecido por modelo do mosaico fluido, proposto em 1972...
tracking img