Handebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Assunto pesquisado em 18/03/13
Livros sobre Handebol
Handebol - Regras Oficiais 2006 - 2009
   Autor: Federação Internacional de Handebol
   Editora: Phorte
Handebol - Teoria e Prática
   Autor: Tenroler, Carlos
   Editora: Sprint
Handebol 1000 Exercícios
   Autor: Santos, Rogerio dos
   Editora: Sprint
O que É Handebol ?
   Autor: Vieira, Silvia; Freitas, Armando
   Editora: Casa daPalavra
Brincando e Aprendendo Handebol
   Autor: Melhem, Alfredo
   Editora: Sprint
Handebol Defensivo : Conceitos Técnicos e Téticos
   Autor: Simões, Antonio Carlos
   Editora: Phorte
Handebol em Cadeira de Rodas - Regras e Treinamento
   Autor: Gorla, José Irineu; Araujo, Paulo Ferreira de
   Editora: Phorte
Manual de Handebol - Treinamento de Base para Crianças e Adolescentes
  Autor: Ehret, Arno; Späte, Dietrich; Schubert, Renate; Roth, Klaus
   Editora: Phorte
Atividades Recreativas para o Aprendizado do Handebol na Escola - DVD
   Autor: Dublasievicz, Ricardo Mariano
   Editora: Sprint
Regras Oficiais Handebol Beach Hand 2003 2004
   Autor: Sprint
   Editora: Sprint

E o Handebol na Escola?http://pedagogiadohandebol.wordpress.com/2008/09/24/e-o-handebol-na-escola/
24 setembro 2008 por Tathy Krahenbühl
Quando falamos em pedagogia do handebol pensamos em um contexto de aprendizado que ocorre em diversos locais como escola, escolinha de esportes, clubes, equipes de base. Porém, destes lugares o que mais atrai alunos que não conhecem a modalidade e que podem vir a ser ou não praticantes devido a experiência com este esporte é a escola.
Ela (aescola) hoje é um dos principais locais onde as crianças praticam esportes, seja no horário regular das aulas ou em equipes para torneios escolares. Neste aspecto um detalhe passa despercebido: Como o handebol está sendo ensinado dentro da educação física escolar?
O aluno de ensino regular (seja qual nível for) está na escola para receber toda a instrução para sua experiência motora e prática corporalque ele possa agregar. Na verdade podemos pensar no esporte inserido nas práticas escolares como fonte pedagógica, mas para isso o handebol caracteriza-se como um jogo, sem pautar-se no rendimento esportivo.
Bracht entende que o esporte na escola só tem sentido quando entendido como atividade escolar e integrado ao projeto pedagógico desta escola. Assim, o esporte e o handebol na escola devemservir para a formação do indivíduo como um todo, tratando aspectos físicos, cognitivos, psicológicos, afetivos, sociais, críticos, o tornando um cidadão pensante e atuante sobre a sociedade e a cultura a qual está vinculado.
Dessa forma, o handebol passa a ser uma ferramenta para que o aluno tenha dentro da sua prática vivências e experiências que proporcionem a ele um aprendizado múltiplo. Maspara isso o professor deve saber adequar o Esporte/Jogo a realidade da escola, e reformular os objetivos de quem os executa.
Os ideais de vencer ou perder presentes no esporte competitivo devem estar longe dos principais objetivos destes alunos. Ensinar os esportes coletivos na escola visando a aprendizagem do jogo é uma maneira de proporcionar a todos os alunos a sua prática de forma prazerosa enão excludente. Todos poderão aprender, mesmo aqueles que não se tornarão atletas. Estes que optarem ou não conseguirem seguir a carreira de atleta poderão ter conhecimentos específicos para que se tornem praticantes e espectadores pensantes e críticos. Não somente sob o aspecto da saúde como alguns autores defendem, mas também pelo aspecto do saber fazer, saber transmitir o conhecimento e adquiri-losempre.
Exercícios analíticos de passe, recepção, empunhadura, drible, arremesso, trifásico, não proporcionam a estes alunos a crítica sobre o esporte, o agir pensante. Porém, a idéia pautada nos jogos coletivos, quando bem orientada pelos professores podem vir a ser de grande estímulo para que estes alunos além da tática, da estratégia do jogo aliada a técnica, também associem a compreensão...
tracking img