Handebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS – UNID. 4
CURSO DE _________________________










ATIVIDADES COMPLEMENTARES







Aluno: Nome Completo
RA:
Série:



Campinas
2012


Sumário



Introdução 3

Origem do Handebol 4

Históriahandebol 4

História do handebol no Brasil 4

Regras 5

Regra 1: A quadra do Jogo 5

Regra 2: A Duração da Partida 7

Sinal de Término 7

Regra 3: A Bola 8























Introdução



Sob os pontos de vista formativo e educativo, o handebol é apreciado por ambos os sexos, por suas qualidades excepcionais porquedesenvolve simultaneamente resistência, habilidade, coordenação, velocidade, força e coragem, alem de reunir as três bases atléticas naturais: correr; saltar e arremessar.

O handebol é jogado com as mãos, ferramenta natural do homem, e sua aprendizagem deverão ter inicio desde as primeiras séries escolares, com exercícios bem naturais, de deslocamentos, corridas e lançamentos e alvos fixos emoveis, utilizando-se também de jogos educativos organizados em progressão crescente.

Os fundamentos devem ser repetidos insistentemente de forma isolada e dentro de sequencias para que o aluno aprenda bem os elementos básicos. Deve-se insistir muito na muito na utilização da alavanca correta nos passes e arremesso, assim como observar a empunhadura e a recepção adequada da bola,evitando-se assim vícios e contusões. Na fase de aprendizagem das táticas de ataque e defesa, o professor deve interromper os exercícios e o jogo a todo instante para coibir o excesso de individualismo dos alunos, assim como orientar a defesa para marcar o trabalho de bola dos atacantes.

O handebol como toda modalidade esportiva coletiva requer uma adequada preparação para a sua prática, no entanto,para uma preparação adequada faz-se necessário o conhecimento dos tipos de esforço e do trabalho realizado durante uma partida. Um esporte com duração de 60 minutos poderiam nos levar a pensar que somente uma preparação aeróbia seria necessária ao bom rendimento esportivo.
    Estudos que buscam a caracterização desta modalidade esportiva têm demonstrado que a capacidade aeróbia é importante, noentanto, o metabolismo anaeróbio apresenta-se fundamental para o desempenho, com pesquisadores o considerando tão importante para os jogadores de handebol como para os sprinters, indicando que o programa de treinamento deveria representar o tipo de esforço realizado durante a partida.




































Origem do Handebol




Ohandebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo,  Áustria, Suíça e Alemanha.

Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados parecidos com de futebol. Assim como no futebol decampo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores.


História handebol

Em 29 de outubro de 1917, surgiu uma modificação no aperfeiçoamento do Handebol. O professor alemão da Escola Normal de Educação Física de Berlim Karl Schelenz, com a colaboração de dois patrícios, Max Heiser e Erich Konig trabalharam na formação do Handebol como esporte competitivo. No sentido de obter umadivulgação maior, enviou este trabalho, juntamente com as regras especiais do Handebol de campo, a países como: Estados Unidos, Irlanda, Itália, Suíça, França, etc.
Foi assim que surgiu este esporte competitivo, que anteriormente, era praticado apenas como preliminar e mais pelo sexo feminino. Agora, já seria praticado também pelo sexo masculino, o que aumentaria ainda mais o espírito de...
tracking img