Alfabetizacao tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 64 (15935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

PROPOSTA PEDAGÓGICA ......................................................................................................... 03
LETRA VIVA: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA
Cecilia Goulart

PGM 1

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA ESCOLA ................................................................ 11
A escola, um espaço a conhecer: a diversidade e a aprendizagem da escritaHelenice Aparecida Bastos Rocha

PGM 2

SABERES QUE PRODUZEM SABERES ..................................................................................... 20
Angela Meyer Borba

PGM 3

O PLANEJAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA ................................................................ 29
Patrícia Corsino

PGM 4

AÇÕES, INTERAÇÕES E INTERVENÇÕES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ...... 38Alice de La Roque Romeiro

PGM 5

PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E DE ESCRITA.................................................................. 46
Eleonora Cretton Abílio e Margareth Silva de Mattos

LETRA VIVA: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA

2 .

PROPOSTA PEDAGÓGICA

LETRA VIVA: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA
Cecilia Goulart 1

A prática pedagógica cotidiana das primeiras séries/anos doEnsino Fundamental desafia os professores de várias maneiras. Na perspectiva de promover a educação escolar como prática democrática, trabalhamos para a formação de cidadãos críticos e criativos. A caminhada se faz cheia de perguntas, que procuramos responder por meio do que aprendemos: em nossos processos de formação; na vida cotidiana; em nossas experiências como alunos e, depois, comoprofessores; e também no encontro com as crianças, nas classes escolares.

Como trabalhar de modo que as crianças:

* tenham desejo de aprender a ler e a escrever;

* interessem-se pelos temas que a escola privilegia;

* participem do processo de ensinar e aprender;

* aprendam de modo significativo; e

* partilhem conhecimentos?

O objetivo principal de um projeto pedagógico é fazer com quea escola tenha sentido para as crianças, para que sejam cumpridas suas funções sociais mais importantes: ensinar e aprender. O papel do professor é fundamental nessa direção, atuando para que, tanto as crianças quanto as famílias, participem de forma ativa e interativa do processo escolar. O professor é o regente da “orquestra”, profissionalizou-se para definir caminhos político-pedagógicos quegarantam condições para a aprendizagem das crianças. Estes caminhos incluem a clareza sobre a função

LETRA VIVA: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA

3 .

social da escola, concepções de educação escolar, de ensino-aprendizagem, de infância, de modos de aprender, entre outras. Estas concepções são básicas para a seleção de conteúdos, definição de metodologias e métodos de trabalho, organizaçãodos espaços e dos tempos da escola, organização de turmas, de tipos de atividades, além da definição de rotinas e de propostas didáticas. Sabemos que todas estas questões e fatores têm influência nos modos de ensinar e de aprender.

Para ilustrar brevemente o que foi abordado no parágrafo acima, lembramos uma reflexão recorrente de professoras alfabetizadoras, desde meados da década de 80 doséculo passado, possibilitada pelo avanço de estudos na área. Começamos a observar que as crianças, principalmente as de classes populares, tinham dificuldade de superar os padrões de texto acartilhado, mesmo que já tivessem se apropriado do princípio alfabético da escrita e conhecessem a representação das relações entre sons e letras. Como as crianças superariam aqueles padrões, se os textos que liamna escola tinham aquele formato? Se em suas casas materiais escritos circulavam pouco, tanto para leitura quanto para a escrita? O resultado daquele trabalho alfabetizador dificilmente seria diferente de A menina mima a boneca. A boneca é boba. Mimi é um gato mimoso, e de outras escritas semelhantes.

Assim como a questão abordada no parágrafo acima, muitas outras vêm sendo revisadas por nós....
tracking img