Handebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Criador do handebol.

Em 29 de outubro de 1917, surgiu uma modificação no aperfeiçoamento do Handebol. O professor alemão da Escola Normal de Educação Física de Berlim Karl Schelenz, com a colaboração de dois patrícios, Max Heiser e Erich Konig trabalharam na formação do Handebol como esporte competitivo. No sentido de obter uma divulgação maior, enviou este trabalho,juntamente com as regras especiais do Handebol de campo, a países como: Estados Unidos, Irlanda, Itália, Suíça, França, etc.
Foi assim que surgiu este esporte competitivo, que anteriormente, era praticado apenas como preliminar e mais pelo sexo feminino. Agora, já seria praticado também pelo sexo masculino, o que aumentaria ainda mais o espírito de competição.
É por essa razãoque chamamos Karl Schelenz, o pai do Handebol, já que foi ele quem adaptou o Torball para o Handebol, forçando assim, a popularização do jogo em toda a Europa. Este trabalho foi favorecido pelo fato de ter sido ele, professor da Faculdade de Educação Física de Berlim, onde havia muitos alunos estrangeiros, que levaram para seus respectivos países os conhecimentos ali obtidos. O professorSchelenz fez palestras sobre a nova modalidade em vários países europeus, entre 1920 e 1930.

Como se joga handebol,peso da bola e como a bola é conhecida.

Cada time possui 12 jogadores, 6 jogadores da linha e mais um goleiro, que além de ser o único jogador que pode tocar a bola com os pés (dentro de sua área) podetambém atuar como um jogador comum. O penalti no Handebol é chamado de tiro de 7 metros ( porque é numa distancia de 7 metros do gol) e é marcado quando o jogador de ataque está em direção do gol, com chances claras de marcá-lo e o jogador da defesa o impede ou quando a bola é recuada para o goleiro (estando dentro da área).O Jogo de Handebol é constituído por dois tempos de 30 minutos com 10 minutosde intervalo entre eles. Há algumas diferenças do Handebol feminino para o masculino e uma das principais diferenças está ligada ao peso da bola… que é feita de um material não escorregadio. No masculino, a bola tem 58,4 cm de circunferência e pesa 453,6 g . Já para mulheres ela pesa 368,5 g de peso e 54,6 cm de circunferência. A bola usada para homens é conhecida por H3 e para mulheres éconhecida por H2.
No handebol de alto nível os jogadores costumam usar um tipo de cola especial para handebol na ponta dos dedos para facilitar o domínio da bola.
No Handebol a cera é punida. Se o juiz decidir que o time não está buscando o gol, ele pode dar ataque passivo, passando a posse da bola para o outro time.
No Handebol tem um espaço para substituição. Assubstituições tem de ser feitas dentro da linha de 4,5 metros que cada time possui, e são feitas sem a interrupção do jogo.



Origem do handebol

O andebol ou handebol, do alemão handball, é uma modalidade desportiva criada pelo alemão Karl Schelenz, em 1919 — embora sebaseasse em outros desportos praticados desde fins do século XIX, na Europa setentrional e no Uruguai. O jogo inicialmente era praticado na relva em um campo similar ao do futebol com dimensões entre 90m a 110m de comprimento e entre 55m a 65m de largura, a área do gol com raio de 13m, o gol com 7,32m de largura por 2,44m de altura (o mesmo usado no futebol), a bola usada é a mesma da versão em quadrae é disputado por duas equipes de onze jogadores cada. Hoje em dia a maioria dos jogadores praticam apenas o andebol de quadra.
Atualmente o handebol do Brasil está em ascensão apesar de nunca ter obtido um ouro olímpico. O desporto já é largamente praticado em nível escolar, uma vez ser fácil o aproveitamento das já muito disseminadas quadras de futebol de salão para o andebol....
tracking img