Habitat / nicho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Defina: Habitat, nicho, cadeia alimentar e teia alimentar.
O habitat de um organismo é o local onde este vive, ou o local onde deverá procura- lo.
O nicho ecológico é um termo com maior âmbitoque inclui não apenas o espaço físico por um organismo, mas também o seu papel funcional na comunidade (como por ex: sua posição trófica) e sua exposição nos gradientes ambientais de temperatura,humidade, pH, solo e outras condições de existência.
A cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos que dependem uns dos outros para se alimentar. É a maneira de expressar as relações de alimentaçãoentre os organismos de um ecossistema, incluindo os produtores, os consumidores (herbívoros e seus predadores, os carnívoros) e os decompositores. A cadeia alimentar é passagem de energia de umapassagem trófico para outro.
Teia alimentar é um conjunto de cadeias alimentares ligadas entre si.
O ECOSSISTEMA HUMANO DEFINIÇÃO:
Entende-se por ecossistema humano um sistema coerente de fatoresbiofísicos (abiótico e biótico) e sociais, com capacidade de adaptação e sustentabilidade ao longo do tempo.
•RECURSOS CRÍTICOS, necessários para fornecer os suprimentos essenciais ao sistema. Estesrecursos são de 3 tipos:
1.Recursos Naturais, como energia, água, fauna, floresta, etc. 2.Recursos Socioeconômicos, como trabalho ou capital; 3.Recursos Culturais, como mitos e crenças.
CiclosBiogeoquímicos → Ciclo da água, ciclo do carbono, ciclo do oxigênio, ciclo do nitrogênio.
Ciclo da água: armazenamento de água (rios, lagos etc)→ evaporação/ condensação da água causando nuvens de chuva/armazenamento de água na atmosfera→ chuva forma- se geleiras, infiltrações, nascentes, lençóis freáticos→
Ciclo do carbono: Está na atmosfera, em todo os seres vivos (CO2) // a fixação do carbono se dáatravés da fotossíntese→ introduzido na formação na molécula de glicose/ comida e etc entra na cadeia alimentar→ respiração e/ ou inalação, liberado por todas a plantas e animais no seu processo...
tracking img