Belo monte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

ALEXANDRE FERREIRA DA SILVA

QUÍMICA INORGÂNICA

Trabalho apresentado à disciplina de Química Inorgânica do 6o período do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Estácio de Sá. Prof. Resp. Aline Junqueira.

Resumo

O presente trabalho visa elaborar uma pesquisa a respeito da Usina de Belo Monte que tem como prioridade deelaborar um projeto de construção de uma usina hidrelétrica previsto para ser implementado em um trecho de 100 quilômetros no Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará.
O projeto relacionado a construção da Hidrelétrica prevê a construção de uma barragem principal no Rio Xingu, localizada a 40 km abaixo da cidade de Altamira, no Sítio Pimental, sendo que o Reservatório do Xingu, localiza-se noSítio Bela Vista. A partir deste reservatório, a água será desviada por canais de derivação que formarão o reservatório dos canais, localizado a 50 km de Altamira. De acordo com a última alteração no projeto, os dois canais de derivação previstos foram substituídos por um canal apenas. Desta forma, o reservatório dos canais foi renomeado para reservatório intermediário. A área inundada pertence aterras dos municípios de Vitória do Xingu (248 km2), Brasil Novo (0,5 km2) e Altamira (267 km2).
Portanto esse trabalho demonstra soluções aos problemas de impacto ambiental nessa área que será afetada pela construção da hidrelétrica.

Sumário
Resumo 2
1 Introdução 4
2 Construção da Usina de Belo Monte 5
2.1 O Impacto da Obra 6
2.2 Estudos de Impacto Ambiental 8
3 Conclusão 9

1 IntroduçãoBelo Monte tem se caracterizado como um empreendimento controverso e que tem suas tentativas de implementação desde a década de 1980. Na época, o projeto se chamava Kararaô, que na língua Kaiapó, significa “grito de guerra”. Nome sugestivo para a hidrelétrica, cujas consequências trariam em seu bojo o remanejamento de várias etnias atingidas pelas barragens.
O nome, talvez, tenha servido deinspiração para as organizações locais que, utilizando das interpretações do nome projetado, ameaçaram emitir grito de guerra contra o empreendimento. Por ocasião do I Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, no final da década de 1980, na cidade de Altamira, a questão ganha notoriedade. Os responsáveis pelo empreendimento tomam a decisão de mudança de nome da usina hidrelétrica de Kararaô para BeloMonte. Os estudos de aproveitamento do potencial hidrelétrico da região não param, estendendo-se pelas décadas seguintes.
De acordo com Teixeira (2010), a linha de frente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte teve os questionamentos sobre sua viabilidade intensificados a partir de fevereiro de 2010, quando a licença préviapara a construção foi concedida pelo Ministério do Meio Ambiente. Dentre os questionamentos destaca-se o argumento de que o ser humano ocupa pouco espaço nas discussões. O Estudo de Impactos Ambientais (EIA) apresenta uma série de lacunas o que teria como objetivo obscurecer os impactos para as diversas categorias sociais existentes nas áreas que deverão ser atingidas, com isso, diminuiriam oscustos com as transações e processos indenizatórios, ocultando impactos sobre os diversos modos de vida das populações residentes na Amazônia.

2 Construção da Usina de Belo Monte
O projeto prevê a construção de uma barragem principal no Rio Xingu, localizada a 40 km abaixo da cidade de Altamira, no Sítio Pimental, formando o Reservatório do Xingu. A partir deste reservatório, parte da água serádesviada por um canal de derivação de 20 km de comprimento para um Reservatório Intermediário, localizado a aproximadamente 50 km de Altamira na região cercada pela Grande Volta do Xingu. (O projeto originalmente previa dois canais de derivação, mas foi alterado para um canal apenas em 2009. Este reservatório será criado fechando os escoadouros da região por 27 diques menores. A área total dos...
tracking img