Habitat e nicho ecologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUGESTÕES DE GABARITO DO CAPÍTULO 4 DO LIVRO BIO VOLUME I

1) Ampliando e integrando conhecimentos página 105.

Atividade 1 – Habitat e Nicho Ecológico

No texto a seguir, as referências ao hábitat estão sublinhadas, enquanto as referências ao nicho estão destacadas emnegrito.
O bicho-peba é um animal de tamanho médio que vive no cerrado. Isso quer dizer que a espécie vive bem em ambientescom ampla variação de temperatura ao longo do dia e de quantidade de chuvas ao longo do ano. Ao mesmo tempo, é bem adaptado tanto para viver em meio à vegetação densa quanto em vegetação mais esparsa. Seus predadores são o cachorro-do-mato, a jaguatirica e a onça pintada. É um animal muito musculoso, adaptação importante para cavar tocas no solo compacto da região em que vive. Essas tocas sãomuito comuns em barrancos de terra, pois, quando construídas em terrenos baixos na época das chuvas, elas se alagam, forçando o animal a sair — é quando ele fica vulnerável aos predadores. O bicho-peba tem a boca pequena, com dentes ausentes na parte da frente, mas presentes e eficientes nas laterais. É onívoro e a dieta consiste em insetos (principalmente larvas), outros invertebrados (minhocas, porexemplo) e pequenos vertebrados, além de itens de origem vegetal, como raízes e frutos. É comum invadir roças à procura de raízes — é exatamente por isso que as pessoas da região justificam a matança desses animais. Cientistas fixaram emissores de rádio em diversos indivíduos, rastreando seus movimentos. Perceberam que cada indivíduo explora certa área e que a superposição das áreas usadas pelosindivíduos é pequena. Isso sugere que marquem territórios, aproveitando quase individual - mente os recursos (alimento, água, refúgio) do seu próprio território. Apesar disso, já foi registrado um grupo de bicho-peba se alimentado de uma carcaça, comendo não só a carniça como também as larvas. Cada geração produz em torno de 3 a 5 filhotes, que recebem cuidados da mãe. Apesar dos predadoresnaturais e da caça pelo ser humano, as populações de bicho-peba não correm risco de extinção.

Atividade 2: Componentes bióticos estruturais do ecossistema – níveis tróficos.

a)
















b) Resposta pessoal.

Atividade 3: Pirâmides ecológicas de números e biomassa.

a) Produtores: goiabeira e capim.
Consumidores primários: morcego frugívoro e pássaro frugívoro,gafanhoto e lagarta. Consumidores secundários: pássaro insetívoro e morcego insetívoro.
Consumidores terciários: gavião.

Itens de b) a d)



















f) Não; ela é invertida, O motivo é que a goiabeira pesa muito, mas é um só indivíduo. Contribui muito para a biomassa, mas não para a abundância.

g) Ela é típica. Como os herbívoros comem só folhas e frutos, boa parte dabiomassa da goiabeira (tronco, galhos e raízes) não é útil para eles.

Atividade 4: Fluxo energético.

a) 200J.

b) Não. Uma parte é rejeitada na forma de fezes.

c) 33J+67J = 50%
200j

d) Aparentemente não.

e) Energia utilizada para manter-se viva = 67 J/ 200 = 33,5%; energia utilizada para o crescimento = 33J / 200J = 16,5% (aproximadamente).

f) Escolheria comer oequivalente às folhas que a lagarta comeu, pois essa quantidade tem seis vezes mais energia que o corpo da lagarta em si.

Atividade 5: Consumo de água.

a) Residencial; 89%.

b) O gráfico C mostra o grande consumo em uma lavagem de carro, mas um carro não é lavado todos os dias. Outras atividades consomem menos água, porém são executadas mais vezes. Por exemplo, um banho curto gasta muito menoságua do que a lavagem do carro, mas toma-se banho muitas vezes por mês.

c) Banho / higiene pessoal, e descargas do vaso sanitário; 68%.

d) Lavar carro e calçada diariamente.

QUESTÕES DISCURSIVAS, página 108.

1. a) Combustão. A queima de combustíveis fósseis retorna ao ciclo o carbono que já estava assimilado em tempos remotos.

b) O elemento carbono faz parte de dois gases do efeito...
tracking img