Guru da qualidade - ishikawa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINSTRAÇÃO
CIENTÍFICA

OBJETIVOS DESTE CAPÍTULO

* Mostrar os fundamentos da Administração Científica, os princípios da Administração e a organização racional do trabalho como base para a Administração dentro das indústrias.

* Identificar a ênfase nas tarefas e nos meios (métodos e processos de trabalho) e na busca da eficiência (a melhor maneira de fazer um trabalho), como aspectos quemodelaram a Administração no decorrer das quatro primeiras décadas do século XX.

* Indicar a mudança de atitudes e comportamentos das organizações e das pessoas requeridas pela nova filosofia da Administração Científica.

* Esclarecer como a tecnologia influenciou o pensamento da época e a consequência ênfase sobre as tarefas.

* Delinear o conceito de homem econômico.

* Identificaras limitações e restrições da Administração Científica dentro de uma apreciação crítica.

A abordagem típica da Escola da Administração Científica é a ênfase nas tarefas, isto é, nas atividades cotidianas do operário. O nome Administração Científica é devido a tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração, a fim de alcançar maior eficiência industrial. Osprincipais métodos científicos aplicáveis aos problemas da administração são a observação e a mensuração. A Escola da Administração Científica foi iniciada no começo do século XX pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor. Taylor teve inúmeros seguidores (como Gantt, Gilbreth, Emerson, Ford, e Barth) e provocou uma revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial de sua época. Suapreocupação básica foi eliminar o desperdício e elevar os níveis de produtividade através da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.
Administração Científica
Administração Científica

Lilian
Gilbreth (1878-1961)
Lilian
Gilbreth (1878-1961)
Frank Gilbreth
(1868 –1924)
Frank Gilbreth
(1868 –1924)
Harrington Emerson

(1853 -1931)
Harrington Emerson

(1853 -1931)
Henry Lawrence Gantt
(1861– 1919)
Henry Lawrence Gantt
(1861 – 1919)
Carl
Barth

(1860 -1939)
Carl
Barth

(1860 -1939)

Frederick Winslow

(1956 – 1915)

Frederick Winslow

(1956 – 1915)

Os principais vultos da Administração Científica.

A obra de Taylor

Frederick Winslow Taylor (1856-1915), fundador da Administração Científica, nasceu em Filadélfia, nos Estados Unidos. Veio de uma família quaker de princípiosrígidos e foi educado dentro de uma mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança.

1. Primeiro Período de Taylor

O primeiro período de Taylor corresponde à publicação do seu livro Shop Management (Administração de Oficinas), em 1903 sobre as técnicas de racionalização do trabalho do operário, por meio de Estudo de Tempos e Movimentos. Taylor começou por baixo, junto aos operários no nívelde execução, efetuando um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo seus movimentos e processos de trabalho, aperfeiçoando-os e racionalizando-os gradativamente. No seu livro, Taylor diz que:
1. O objetivo da Administração é pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção.
2. Para tal objetivo, a Administração deve aplicar métodos científicos eestabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações.
3. Os empregados devem ser selecionados e colocados em seus postos com condições de trabalho adequadas para que as normas possam ser cumpridas.
4. Os empregados devem ser treinados para aperfeiçoar sua aptidões e executar as tarefas, a fim de cumprir uma produção normal.
5. Deve haver uma atmosfera de cooperação entreAdministração e trabalhadores, para garantir um ambiente psicológico adequado.

2. Segundo Período de Taylor

Corresponde à época da publicação do seu livro Princípio da Administração Científica (1911) quando concluiu que a racionalização do trabalho do operário deve ser acompanhada de uma estrutura geral da empresa para tornar coerente a aplicação dos seus princípios. Nesse período,...
tracking img