Um tributo ao mestre da qualidade kaoru ishikawa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE MAURICIO DE NASSAU

GESTÃO DA QUALIDADE

UM TRIBUTO AO MESTRE DA QUALIDADE TOTAL
KAORU ISHIKAWA

TRABALHO DESENVOLVIDO PARA DISCIPLINA:
GESTÃO DA QUALIDADE PRODUTIVIDADE E INDICADORES



Amanda Patrícia da costa Melo
Maria CéliaX. de Oliveira


Orientador: Jean Tavares Leite

Natal/RN
Fevereiro de 2013RESUMO

No decorrer da história o homem sempre procurou o que mais se adequasse a sua necessidade, podemos dizer que o homem procurou a qualidade desde que o mundo é mundo. A relação existente entre o cliente e o fornecedor tão divulgada nos nossos dias, na verdade sempre existiu no seio familiar, entre amigos, nas organizações de trabalho, escola, enfim na sociedade em geral, e a evoluçãodo pensamento da qualidade contou com a contribuição de uma grande quantidade de pessoas que, em diversas épocas, se dedicaram ao encaminhamento de questões, de propostas de soluções e de abordagens relativas ao sugerido tema. Alguns estudiosos tiveram, no entanto, maior influência na formação do pensamento. Estes a literatura tem chamado, por distinção e até certa reverência: ‘‘Gurus daqualidade’’. Dentre alguns desses estudiosos queremos apontar um dos pensadores mais importantes da qualidade: Kaoru Ishikawa e sua biografia, procurando apresentar ao leitor os conceitos introduzidos por ele e suas contribuições, e os aspectos mais importantes de suas abordagens sobre a gestão da qualidade que formaram as bases dos sistemas. O objetivo desse trabalho é analisar as principais contribuições epensamentos de Kaoru Ishikawa.

Palavras chave: Qualidade, cliente, fornecedor



1- INTRODUÇÃO
Estamos vivendo hoje, um cenário de busca incessante da qualidade total em todos os tipos de organizações, tanto na de produtos como na de serviços, e isto tem sido visto como um fator de sobrevivência e competitividade. O que o mercado exige, as empresas tem que atender. Ascontribuições teóricas destes chamados gurus da qualidade, deixaram para nós um legado muito importante para o movimento da qualidade total, e para o guru da qualidade japonesa Kaoru Ishikawa “a qualidade é uma revolução da própria filosofia administrativa, exigindo uma mudança de mentalidade de todos os integrantes da organização, principalmente da alta cúpula.” Assim apresentaremos aqui ascontribuições de melhorias contínuas para a qualidade total de Kaoru Ishikawa.
2- VIDA E OBRA DE KAORU ISHIKAWA
Kaoru Ishikawa Nasceu em Tókio, sendo o mais velho dos oito filhos de Ishiro Ishikawa. Educado em uma família com extensa tradição industrial, graduou-se em química na Universidade de Tókio em 1939. De 1939 a 1941 trabalhou no exército como técnico naval, então foi trabalhar na“Nissan liquid fuel company” até 1947. Exerceu também o ensino na área de engenharia na mesma universidade em que se formou. Em 1949 Ishikawa entrou para a União Japonesa de cientistas e engenheiros (JUSE), um grupo de pesquisa de controle de qualidade. Ishikawa aprendeu os princípios do controle estatístico da qualidade desenvolvido por americanos. Entre 1955 e 1960 Ishikawa iniciou o movimento CWQC-Company wide Quality control (controle total da qualidade para toda a empresa) com muitos pontos semelhantes ao TQC (controle total da qualidade) originado por Feigenbaum. Ishikawa estudou a evolução dos processos de industrialização, e desenvolveu sua teoria para o Japão, visto que em seus estudos ele percebeu que as teorias de administração mecanicistas (Taylor e Fayol), que tinha excelentes...
tracking img