Ishikawa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

Resumo ...............................................................................................................3
Objetivo................................................................................................................4
Introdução............................................................................................................5
Kaoru Ishikawa...................................................................................................6
As Sete Ferramentas Básicas de Ishikawa ........................................................8
O que é diagrama de Ishikawa .......................................................................10
Como fazer um Diagrama deIshikawa..............................................................11
Frases do Pensador...........................................................................................12
Conclusão..........................................................................................................13
Bibliografia.........................................................................................................14RESUMO

Kaoru Ishikawa, brilhante japonês, com 7 irmãos foi uma das mais notórias figuras japonesas no campo da qualidade empresarial, desenvolveu conceitos, ferramentas e filosofias que tornaram a gestão da qualidade melhor definida e mais eficiente, e revolucionou o mundo com suas ideias que permanecem fortes até os dias atuais.

















OBJETIVO

Oobjetivo deste trabalho é mostrar e exemplificar o trabalho de um dos maiores, gurus da qualidade, Kaoru Ishikawa, que contribuiu muito para facilitar e dinamizar a gestão da qualidade empresarial, e também para divulgar estas ideias para que ajude a muitos a gestão da qualidade em suas diversas situações.

















INTRODUÇÃO



Sendo o 8º filho e mais velho, KaoruIshikawa dedicou-se ao desenvolvimento das técnicas de gestão da qualidade, e criando as ditas “sete ferramentas da qualidade”, dentro delas as mais notórias seriam o diagrama de causa e efeito (diagrama espinha de peixe, diagrama de Ishikawa) e o Circulo de Controle de Qualidade (CCQ).









KAORU ISHIKAWA

Kaoru Ishikawa (1915-1989), nascido em Tokyo, o mais velho dos oito filhos deIchiro Ishikawa. Educado em uma família com extensa tradição industrial, graduou-se em Química na Universidade de Tokyo em 1939. De 1939 a 1941 trabalhou no exército como técnico naval, então foi trabalhar na “Nissan Liquid Fuel Company” até 1947. Exerceu também ao ensino na área de Engenharia na mesma Universidade em que se formou. Em 1949, Ishikawa entrou para a União Japonesa de Cientistas eEngenheiros (JUSE), um grupo de pesquisa de controle de qualidade.
Ishikawa aprendeu os princípios do controle estatístico da qualidade desenvolvido por americanos. Kaoru traduziu, integrou e expandiu os conceitos de gerenciamento do Dr. William Edwards Deming e do Dr. Joseph Moses Juran para o sistema japonês.
Em conjunto com a JUSE, em 1962, Ishikawa introduziu o conceito de Círculo deQualidade. Em 1982, viria o Diagrama de Causa-e-Efeito, também conhecido como Diagrama de Ishikawa. A melhor contribuição do Diagrama de Ishikawa: forneceu uma ferramenta poderosa que facilmente pudesse ser usada por não-especialistas para analisar e resolver problemas.
Com seu diagrama de causa e efeito, este líder da gerência fez avanços significativos na melhoria de qualidade. Os diagramas deIshikawa são úteis como ferramentas sistemáticas para encontrar, classificar e documentar as causas da variação da qualidade na produção e organizar a relação mútua entre eles. Como tal, enfatiza uma comunicação aberta do grupo como crítica à construção dos diagramas Dr. W. Edwards Deming, um dos colegas de Ishikawa, adotou este diagrama e usou-o para ensinar o controle de qualidade no Japão....