Ishikawa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Diagrama de Ishikawa
Sendo uma das ferramentas mais utilizadas e importantes das grandes empresas do mundo todo, o Diagrama de Ishikawa está incluso entre as sete ferramentas da qualidade.______inserir aqui a pergunta central____________________________________________
A ferramenta, conhecida como Diagrama de Ishikawa, Diagrama de Causa e Efeito ou até mesmo de Diagrama de Espinha de Peixe,fora inventada por Kaoru Ishikawa no ano de 1943. Criado inicialmente com a proposta de identificar as causas dos problemas de produção de certo produto, o engenheiro químico acabou desenvolvendo umaferramenta que não ajudasse só a ele.
Ishikawa propôs uma divisão baseada em seis possíveis causas, sendo elas: a mão de obra, proveniente do colaborador que está envolvido com a produção; o materialque foi utilizado para a produção do produtos; o método que foi utilizado para a manufatura; a máquina que estava operando; a medida que foi tomada antes da inicialização do processo; e o meioambiente, envolvendo a parte externa (poluição, calor, odor) e a parte interna (convívio, espaço, localização de tais máquinas).
O sistema permite estruturar as causas potenciais de um determinado problemaou até uma possível melhoria em uma escala hierárquica, tendo assim uma melhoria em todos os aspectos colocados no diagrama.
Para a utilização do diagrama não há restrições. Ele pode ser usado portodos e para tudo, em busca de consertos de erros e melhoria na vida pessoal e no trabalho. Grandes empresas vão a fundo usando o diagrama, mostrando mínimos detalhes. Estes detalhes podem serdeterminante para uma melhora no resultado final. Quanto mais detalhes, maior será a chance de se livrar deles.
O processo de realização do diagrama permite que se tenha uma visão ampla das possíveis causasdos aspectos colocados em uso, fazendo com que se tome uma conclusão, baseada em dados específicos mostrados no diagrama. Muitas vezes, ao se deparar com um problema, o centro da culpa sempre será a...
tracking img