Ishikawa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ishikawa
Kaoru nasceu em Tóquio, no ano de 1915. Graduou-se em Química na Universidade de Tóquio em 1939 e, daí até 1941, trabalhou no exército como técnico naval. Sua carreira empresarial começounesse ano na “Nissan Liquid Fuel Company”, onde permaneceu até 1947, quando foi contratado como professor assistente na Universidade de Tóquio.
Em1960 ele terminou seu doutorado e foi promovido aProfessor nessa mesma Universidade, mas antes disso, em 1949, Ishikawa entrou para a União Japonesa de Cientistas e Engenheiros (JUSE), um grupo de pesquisa de controle de qualidade.
Ishikawa aprendeu osprincípios do controle estatístico da qualidade desenvolvido pelos americanos Deming e Juran; traduziu, integrou e expandiu seus conceitos de gerenciamento adaptando-os para o sistema japonês. Um dosmotivos para o sucesso de Ishikawa na implantação deste novo sistema de controle estatístico no Japão se da pelo fato de que a cultura japonesa, onde os indivíduos desde pequenos aprendem a serauto-disciplinados, ajudou na sua implantação e disseminação naquele país. Ao contrário dos ocidentais que por suas características culturais são menos rígidos no que se diz respeito à autodisciplina eorganização.
Em conjunto com a JUSE em 1962, Ishikawa introduziu o conceito de Círculos de Qualidade. Em 1982 criou sua célebre ferramenta, o Diagrama de Causa e Efeito, que acabaria por levar seunome. A melhor contribuição do Diagrama de Ishikawa é que ele é uma ferramenta poderosa facilmente utilizável por não especialistas para analisar e resolver problemas. Os diagramas de Ishikawa são úteiscomo ferramentas sistemáticas para encontrar, classificar e documentar as causas da variação da qualidade na produção e organizar a relação mútua entre eles.

Kaoru Ishikawa quis mudar a maneira daspessoas pensarem a respeito dos processos de qualidade. Para Ishikawa, “a qualidade é uma revolução da própria filosofia administrativa, exigindo uma mudança de mentalidade de todos os integrantes...
tracking img