Grupos de referencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GRUPOS DE REFERÊNCIA
Prof. Aurea
Marketing 1oU
Igor Andrei Rentschler

1) O que é poder social? Cite três tipos e dê exemplos?
Poder social é a capacidade de umdeterminado grupo exercer influencia sobre um individuo ou mais pessoas de maneira que as pessoas do grupo exercem um papel e se transformam, para entrar em um grupo de amizades nafaculdade a pessoa acaba entrando em alguns padroes de moda, ser considerado membro de alguma torcida organizada, ou algum jogador de futebol por exemplo que usa chuteiras personalizadas,acabam influenciando pessoas que lhes admiram.

2) Diga qual a diferença entre um grupo de referência por associação e um grupo de referência por aspiração, dando um exemplo decada um.
Um grupo de referência é um grupo de pessoas que influenciam no comportamento de um individuo ou de mais pessoas, que se identificam e compartilham sentimentos em comumpor alguma motivo. Podemos separa-los entre os grupos de referencia por associação, nos quais existe uma interação mais contínua e diaria, com um carácter mais informal como porexemplo a familia oa amigos de infancia. Os de aspiração, onde a interação é menos espontanea com um carácter muito mais formal, transformando o individuo. Ex:ambiente detrabalho.

3) Defina desindividualização e dê um exemplo desse efeito.
É uma situação na qual os comportamentos anti-normativos ocorrem em grupos cujos indivíduos não são vistos ouencarados como indivíduos sosinhos, e sim como um grupo. Desindividuação é a imersão em um grupo ao ponto de o indivíduo deixar de ser ele mesmo por se comportar de determinadamaneira quando presente. Ex: Um torcedor fanatico por seu time com um derrota e por influencia de outros torcedores se sente invisivel e faz algo que normalmente não o faria.
tracking img