Grupos de referencia de jung e o bbb

1881 palavras 8 páginas
1.3 Recorte Empírico

1.3.1 Reality Show
A historia dos reality shows tem seus precedentes no radio e na televisão, o primeiro reality show, foi a série “An American Family”, que foi transmitida para os EUA em doze partes no ano de 1973, e relatava historias famíliares. Esse programa teve seus similares em países como a Inglaterra e a Austrália. “COPS”, lançado em 1989, foi um reality show que despertou grande interesse no público. Foi seguido por “The Real World”, da MTV (lançado no Brasil com o nome “Na Real”, que se tornou fenômeno de popularidade). Em 1999, teve o surgimento do “Big Brother” e da “Expedition Robinson” na Europa, assim como “Survivor” nos EUA.

O "Big Brother", programa foco desse estudo, surgiu na Holanda, 1999, mais especificamente na Endemol, uma empresa de entretenimento da europa, que criou o formato de um programa onde algumas pessoas são confinadas em uma casa e são filmadas 24 horas por dia, durante dois ou três meses. Todos os cômodos têm câmeras e microfones, e todas as atividades dos participantes são, a princípio, transmitidas. Esses participantes são privados de qualquer tipo de comunicação com o mundo exterior e são submetidos a algumas tarefas. A cada semana, um concorrente é escolhido para deixar o programa até restarem somente o número de participantes determinado para a final do programa. O nome do programa, "Big Brother", ("Grande Irmão", em português) foi inspirado na obra "1984", do escritor inglês George Orwell, romance onde todos os habitantes de um país fictício são vigiados diariamente por câmeras que funcionam como os olhos do governo.

O primeiro "Big Brother" foi ao ar no dia 16 de setembro de 1999 no canal “Verônica” onde bateu recordes de audiência na TV holandesa. Os participantes se tornaram celebridades instantâneas e o vencedor recebeu o prêmio de US$ 125 mil.

No ano seguinte, o programa começou a ser exportado para lugares como Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, Suíça, Suécia e

Relacionados

  • CIVIL
    4280 palavras | 18 páginas
  • Revista Economia 15
    84219 palavras | 337 páginas
  • simulado enem
    45800 palavras | 184 páginas
  • Indicadores de processos
    111140 palavras | 445 páginas