Gravidez tardia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Segundo Sarvier (2005), algumas hipóteses são utilizadas para explicar o prolongamento da gravidez, sendo a mais aceita aquela insuficiência adrenocortical, que se baseia com produção inadequada decortisol pelo feto.
Nwoso e cols. (1976), passaram a defender a teoria da insuficiência adrenocortical, baseados nos estudos experimentais de Liggins (1968) e Chez e cols. (1970).
Em 1972,Liggins e cols. acrescentaram novas evidências acerca do papel do cortisol na etiologia da gravidez prolongada. Esses pesquisadores demonstraram que o cortisol liberado pelos fetos de termo de ovelhasinduz o aumento da prostaglandina F2-alfa-placentária, e que esta substância proporciona aumento da sensibilidade do miométrio à ação da ocitocina endógena.
A anencefalia é fator fetal que,indiscutivelmente, determina prolongamento da gestação. Outras situações, como deficiência em sulfatase placentária, atividade endócrina excessiva da placenta, fatores intrínsecos do miométrio, fatorcervical, e fator iatrogênico, são conjecturadas como causadoras de gravidez prolongada (Miyadahira, 1999).
Os índices de gravidez prolongada existentes na literatura variam entre 3,5% e 10%, quandose leva em consideração a duração entre 40 e 42 semanas (Lindell, 1956; McClure-Brown,1963; Boisselier e Guettier,1995). Estudos epidemiológicos tem mostrado que a frequência é mais elevada naspopulações de baixo nível socioeconômico e entre as mulheres que apresentam ganho ponderal excessivo (Zwerdling,1967; Nwoso e cols.,1976; Eden e cols.,1976; Kanadis e Olezczuk,1999; Valentin e cols.,2003).Algumas observações indicam incidência maior com gestantes com idades mais avançadas, assim como as primigestas parecem ter predisposição maior quando comparadas com as multigestas.(Sarvier,2005).
Na pós-maturidade, apesar de a regressão do complexo endócrino-metabólico propiciar o desenvolvimento do parto, ele não se deflagra, mesmo findo o termo biológico.
A anormalidade,...
tracking img