Gravidez tardia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ELISÂNGELA PEDREIRA GOMES

A AMAMENTAÇÃO E A MULHER DO SÉCULO XXI

FEIRA DE SANTANA
2012

ELISÂNGELA PEDREIRA GOMES

A AMAMENTAÇÃO E A MULHER DO SÉCULO XXI

Projeto de pesquisa apresentado a disciplina de Pesquisa Orientada I do curso de Enfermagem da FTC, como avaliação da disciplina.
Orientadora: Sinaid Coelho

FEIRA DE SANTANA
2012

1-INTRODUÇÃO

O ato de amamentar é vistopela sociedade como dever e responsabilidade da mãe, uma vez que é comprovada a sua excelência como melhor fonte nutricional, de proteção contra doenças além de fortalecer a relação mãe filho. O leite materno contém todos os nutrientes que um recém-nascido de termo necessita para os 0-6 meses de vida. (Ministério da Saúde, 2009).
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) o aleitamento maternodeve ser exclusivo até os seis primeiros meses de vida, sendo que com as mudanças que ocorrem diariamente na sociedade as mulheres não estão tão presentes quanto antes, pois outras obrigações foram incorporadas a sua vida.
Hoje não é comum encontrar mulheres que consigam amamentar os seus filhos, pelo menos, até o sexto mês de vida. A entrada da mulher no mercado de trabalho e as exigências davida moderna levam à necessidade de introduzir precocemente outras fontes de nutrição, acarretando assim, a diminuição do vínculo mãe/filho, o desmame precoce e aumento dos riscos de morbimortalidade nos primeiros anos de vida.
As questões relacionadas à amamentação tem sido objeto de interesse de diferentes grupos sociais aos quais conhecerem os seus benefícios para a qualidade de vida tantodessas crianças quanto das mães tornou se uma questão cientifica e de saúde pública.
O desmame precoce também é uma preocupação constante de toda a sociedade sendo abordada de diversas formas por vários autores. A mulher sempre vista como culpada de tal ato. Antigamente o desmame precoce restringia-se a morte materna, doença da mãe e a cultura. Hoje outros fatores foram incorporados, como amulher no mercado de trabalho e a vida moderna.
Travezani (2008, p.17) diz que “Em resgate histórico realizado, verificou-se que, desde tempos remotos, a civilização humana tem interferido na amamentação. No início, substituindo o seio materno, devido a capricho/fragilidade da nutriz, e posteriormente, pela comodidade das mulheres.”
Este estudo foi motivado por ter observado o impacto do desmameprecoce devido a vida moderna, surgindo a necessidade de realizar uma pesquisa aprofundada que esclarecesse as causas que desmotiva mulher a amamentar pondo assim em risco a vida do seu filho.
Sydronio (2006, pag20) “Acreditamos que o presente estudo possa vir a se constituir numa base de dados operacional acerca da temática do aleitamento, contribuindo para a política nacional deinformação em saúde, difundindo o conhecimento produzido pela Enfermagem, assim como possa também apontar um novo olhar para o entendimento das relações em rede que se estabelecem com relação à construção do conhecimento científico enquanto um produto social.” Diante de um assunto de suma importância para sociedade questiona-se: Será que a mudança da estrutura familiar nasociedade moderna não influencia e não interfere na saúde do seu filho nos seis primeiros meses de vida? Cabe a essa mãe toda essa responsabilidade?

2- OBJETIVOS

2.1-Geral

Avaliar o impacto da mulher nutriz, acerca dos fatores sociais vivenciados em sua vida moderna que interferem na amamentação.

2.3-Específicos

- Identificar as consequências da não amamentação em crianças de 0 a 6meses.
- Conhecer os motivos que levam a não amamentação exclusiva nos seis primeiros de vida.
3- JUSTIFICATIVA
Partindo da importância deste tema, este trabalho é justificado de forma a proporcionar uma reflexão acerca da importância da amamentação, contribuindo assim para despertar o interesse e atenção da equipe de saúde sobre a relevância deste tema no campo da enfermagem possibilitando uma...
tracking img