GERADORES DE CORRENTE ALTERNADA


A figura 1 apresenta as partes essenciais de um gerador de corrente alternada
elementar. É chamado de elementar porque possui apenas uma espira. [pic]
Figura 1 – Gerador CA. A espira em movimento é conectada à carga através de anéis coletores e escovas

Um gerador real consiste de muitas espiras em série e em paralelo formandoconjuntos de bobinas. O conjunto das bobinas num gerador é chamado enrolamento, que é montado em torno de um núcleo de aço silício (material ferromagnético) e que constitui a chamada armadura, onde éinduzida a força eletromotriz (tensão).
O campo magnético produzido no gerador da figura é criado por um ímã permanente. Nos geradores comerciais, o campo magnético é criado por um eletroímãalimentado por uma fonte de corrente contínua.
O rotor é a parte que gira. O estator é a parte que permanece estacionária. Nos geradores de corrente alternada a armadura pode estar no rotor ou noestator.
Nos geradores de corrente alternada de grande potência, encontrados nas usinas, a armadura é fixa no estator e o campo magnético é que gira em torno delas, como mostra a figura 2 e também afigura 3 Como há um movimento relativo entre elas, há a indução eletromagnética.

[pic]

Figura 2 – Gerador de Corrente Alternada de Pólos Girantes e ArmaduraEstacionária.


No gerador CA de armadura giratória o sinal CA gerado é levado à carga através de anéis coletores e escovas deslizantes, como mostra a figura 1. A armadura giratória é encontrada somenteem alternadores de baixa potência devido à limitação de corrente nos anéis coletores e escovas.
O gerador CA de campo giratório tem o enrolamento de armadura estacionário e o enrolamento de campogirante no rotor (o campo magnético é criado por bobinas – eletroímãs).
A vantagem da armadura estacionária é que a tensão gerada pode ser conectada à carga diretamente, sem necessidade de... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 10). Geradores de corrente alternada. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Geradores-De-Corrente-Alternada/439628.html

MLA

"Geradores de corrente alternada" TrabalhosFeitos.com. 10 2012. 2012. 10 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Geradores-De-Corrente-Alternada/439628.html>.

MLA 7

"Geradores de corrente alternada." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2012. Web. 10 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Geradores-De-Corrente-Alternada/439628.html>.

CHICAGO

"Geradores de corrente alternada." TrabalhosFeitos.com. 10, 2012. Acessado 10, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Geradores-De-Corrente-Alternada/439628.html.