Regimes de taxas de cambio - vantagens e desvantagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Regimes de Taxas de Câmbio: Suas Vantagens e Desvantagens

Como não existe um consenso de qual o regime cambial mais adequado a ser utilizado
por um país em decorrência das vantagens e desvantagens apresentadas por cada um, cabe, nesse momento, realizar algumas considerações a esse respeito, observando que, em geral, a discussão está centrada, especialmente, no conflito entre credibilidade eflexibilidade.
Tendo em vista que o foco de análise desse artigo é a economia brasileira no período a
partir do Plano Real, essa discussão teórica sobre os regimes de taxa de câmbio tratará apenas dos regimes canônicos (fixo e flutuante) e dos regimes intermediários de flutuação suja e de bandas cambiais.
a) Regime de Câmbio Fixo
No regime de câmbio fixo, a taxa de câmbio nominal é fixada e aparidade deve ser
mantida por meio da intervenção do Banco Central no mercado cambial, comprando ou
vendendo moeda de acordo com as necessidades de ajustamento desse mercado. Se houver excesso de oferta (demanda) de divisas, o Banco Central intervém no mercado comprando (vendendo) divisas pela taxa fixada. Desse modo, a credibilidade desse sistema depende da capacidade de intervenção do BancoCentral, via reservas internacionais disponíveis (ZINI JR., 1996, p. 119-120).
Assim, o regime de câmbio fixo tende a proporcionar horizontes mais estáveis à taxa
de câmbio, uma vez que auxilia na estabilidade dos preços e expectativas, servindo como referência na tomada de decisões dos agentes e permitindo, por conseguinte, a elevação do comércio e dos investimentos internacionais. Desse modo,pela fixação da taxa de câmbio, o risco de incertezas ocasionadas pela alta variabilidade da taxa de câmbio tende ser eliminada (FRANKEL, 1999, p. 11).
Um segundo argumento a favor das taxas de câmbio fixas consiste na credibilidade
desse sistema. Desse modo, para um país com altas taxas de inflação, essa credibilidade
poderia ser repassada à política antiinflacionária, já que as autoridadesmonetárias estariam comprometidas com a manutenção da estabilidade cambial, subordinando as políticas fiscal e monetária a esse objetivo (MARGARIDO e VASCONCELOS, 2001, p. 4).
Ainda, segundo esses autores, no que diz respeito as desvantagens desse regime, podese
destacar, primeiramente, a perda de independência da política monetária. Em outras
palavras, as autoridades abdicam do poder de conduzir apolítica monetária, perdendo
flexibilidade. Com isso, os ajustes a choques externos somente podem ser realizados mediante a queda de salários, custos e preços o que, por conseqüência, implica em uma redução nos níveis de produção e emprego.
Ademais, em um regime de taxas de câmbio fixas, a subordinação da política monetária ao objetivo de defender a paridade cambial, restringe a possibilidadedas autoridades monetárias de emitir moeda para socorrer o sistema bancário em situações de dificuldades e de corridas dos depositantes para sacar seus recursos, limitando a função do banco central enquanto emprestador de última instância. Dessa forma, os agentes ficam mais suscetíveis a qualquer rumor sobre a saúde financeira de uma instituição elevando as possibilidades de ocorrência de crisesbancárias (MARGARIDO E VASCONCELOS, 2001, p. 6).

b) Regime de Câmbio Flutuante
Ao contrário do regime anterior, o regime de câmbio flutuante puro é aquele em que o
Banco Central não intervém no mercado cambial. A taxa de câmbio é determinada pela oferta e demanda de moeda estrangeira. Desse modo, o Banco Central fica liberado de manter níveis de reservas internacionais elevadas (ZINI JR., 1996,p. 117; CORDEN, 2001, p. 109).
No entanto, a configuração desse regime se evidencia mais na teoria do que na prática,
pois, normalmente, o que se verifica é um certo grau de monitoramento do câmbio na forma de intervenção direta no mercado cambial, por parte do Banco Central, visando assim evitar movimentos de alta volatilidade, no curto prazo, que podem comprometer determinados objetivos de...
tracking img