Analise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

























Vilhena
2012
































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS 4
3 DESENVOLVIMENTO 5
3.1.1 VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO 5
3.1.2 INSPEÇÃO DE SOFTWARE 6
3.1.3 TESTABILIDADE DE SOFTWARE 6
3.2 SISTEMA GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS 7
3.3 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO 8
3.4 MODELOS DE PROCESSOS DE SOFTWARE 9
4 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11


INTRODUÇÃOEste trabalho apresenta o conceito de alguns procedimentos utilizados como forma de analisar se o que esta sendo realizado atende aos requisitos solicitados. Esses procedimentos são a verificação e validação, inspeção e testes. Além da exposição de argumentos motivadores da escolha de um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD), uma linguagem e um modelo de processo de software,baseados nos requisitos propostos no caso "Nossa Locadora de Livros".




2 OBJETIVOS

Os objetivos deste trabalho são ressaltar a importância da Engenharia de Software nos processos de criação, desenvolvimento e manutenção de sistemas informatizados. Realizar pesquisa bibliográfica a respeito de procedimentos de análise, verificação, teste e correção de erros. E por fim é proposto três exercíciosbaseados no cenário de "Nossa Locadora de Livros".

3 DESENVOLVIMENTO

Hoje em dia, o software está presente em diversos aspectos da vida do homem, sendo capaz de torna - lá mais confortável, eficiente e efetiva.
Para Pfleeger o software representa mais do que somente o programa em si, compreende todo o conjunto de programas, procedimentos, dados e documentação associados a um sistema decomputador. (PFLEEGER, 2004, p.1)
Sendo assim, fica evidente a importância de softwares que atendam as especificações e expectativas dos usuários. Para analisar esses quesitos são utilizados os procedimentos de verificação e validação que são compostos por diversas técnicas, dentre elas a inspeção e testes de software.

3.1.1 VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO

Verificação e validação (V & V) é a denominação dadaaos processos de verificação e análise dos softwares que ocorrem em todos os estágios do processo, desde as revisões de requisitos até o teste do produto.
"O papel da verificação envolve verificar se o software está de acordo com as especificações. [...] Validação, no entanto, é um processo mais geral. A finalidade da validação é assegurar que o sistema de software atenda às expectativas docliente. Vai além de verificar se o sistema está conforme a sua especificação para mostrar que o software realiza o que ele espera que ele faça." (SOMMERVILLE, 2007, p. 341)
O objetivo principal dos processos de V & V é estabelecer se o software atende ao propósito do sistema, às expectativas do usuário e ao ambiente de mercado. Todos esses fatores devem ser analisados no momento de decidir quantoesforço será empregado nestes processos, visto que eles são dispendiosos.
Com um bom planejamento da V & V é possível obter o máximo de inspeções e testes e controlar os custos do processo. Além disso, o planejamento deve definir o equilíbrio entre as abordagens, especificar seus padrões e procedimentos, estabelecer checklistis de acordo com cada estágio analisado.
Há duas abordagens dentro dosprocessos de verificação e validação, as inspeções e os testes de software.

3.1.2 INSPEÇÃO DE SOFTWARE

A inspeção de software é uma abordagem estática, quando não precisa executar o software em um computador, da verificação e validação e consiste na análise e verificação de representações de sistemas como documentos de requisitos, diagramas de projeto e código-fonte de programa a fim de encontrarerros, defeitos.
"Técnicas de inspeção incluem inspeções de programa, análise de código-fonte automatizada e verificação formal. Entretanto, as técnicas estáticas podem somente verificar a correspondência entre um programa e sua especificação (verificação); elas não podem demonstrar que o software é útil operacionalmente." (SOMMERVILLE, 2007, p. 342)

3.1.3 TESTABILIDADE DE SOFTWARE

O teste...
tracking img