Tcclivia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - FUPAC
FACULDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS DE UBERLÂNDIA




LÍVIA TATIANE SILVA







OS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS E EMOCIONAIS DA GESTAÇÃO TARDIA E O PAPEL DA ENFERMAGEM JUNTO À ESSAS PACIENTES








UBERLÂNDIA
2012
LÍVIA TATIANE SILVA







OS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS E EMOCIONAIS DA GESTAÇÃO TARDIA E O PAPEL DA ENFERMAGEMJUNTO À ESSAS PACIENTES



Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial à obtenção de grau de Bacharel em Enfermagem pela Faculdade Presidente Antonio Carlos – FUPAC/ UBERLÂNDIA- M.G.


Orientadora: Profa. Msc. Efigênia Aparecida Maciel de Freitas






UBERLÂNDIA
2012
(FOLHA DE APROVAÇÃO)
 LÍVIA TATIANESILVA




OS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS E EMOCIONAIS DA GESTAÇÃO TARDIA E O PAPEL DA ENFERMAGEM JUNTO À ESSAS PACIENTES



Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial à obtenção de grau de Bacharel em Enfermagem pela Faculdade Presidente Antonio Carlos – FUPAC/ UBERLÂNDIA- M.G.


Orientadora: Profa. Msc. EfigêniaAparecida Maciel de Freitas

Uberlândia, ___ de _____ de 2012.
Banca Examinadora
__________________________________________________________
Prof. Msc.

_______________________________________________________
Profa. Msc.
DEDICATÓRIA





























Ao meu esposo e meus filhos pelas horas que tive que deixá-los sozinhos paraestudar.
AGRADECIMENTOS


A Deus, primeiramente.
A minha família pelo incentivo e colaboração e principalmente nos momentos de dificuldade.
A minha orientadora Profa. Msc. Efigênia Aparecida Maciel de Freitas, pela compreensão e dedicação durante a realização desse trabalho, á ela o meu muito obrigado, pelo conhecimento transmitido através das orientações e por estarsempre disposta a ajudar.















































“Bom é render graças ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã, a tua benignidade, e à noite a tua fidelidade”.Salmos, 92:1-2


RESUMO


Introdução: A gestação em idade avançada tem-se tornado cada vez mais freqüente em virtude da transformação social ocorrida além de outros fatores e independentemente da classe social ou idade da gestante, sabe-se que a gravidez afeta a mulher de várias formas e a intensidade das alterações psicológicas dependerá de fatores familiares, conjugais,sociais, culturais e da personalidade da gestante. Objetivo: Identificar qual o papel da enfermagem junto à gestante que optou por uma maternidade tardia, em relação aos aspectos psicossociais e emocionais. Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa constituída de busca nas bases de dados LILACS, MEDLINE, SCIELO e BDENF no período compreendido entre 2002 e 2012. Resultados: Inicialmente foramencontrados 75.507 artigos que apresentavam os descritores Gravidez tardia/Aspectos psicossociais/Enfermagem/Assistência, distribuídos nas bases de dados citadas. Após cruzamento dos descritores entre si: Gravidez tardia/Enfermagem; Gravidez tardia/Aspectos psicossociais; Gravidez tardia/Assistência permaneceu um total de 7.468 artigos. Na triagem seguinte obedecendo ao critério da presença de trêsdescritores no mesmo artigo, admitiu-se 12 artigos os quais fazem parte da presente revisão integrativa. Quanto ao parâmetro metodologia utilizada verificou-se a preferência pelo epidemiológico e algumas técnicas de análises como: análise de conteúdo, análise-reflexão-síntese, regressão multivariada, técnica de discurso do sujeito coletivo e análise estatística descritiva que tem como objetivo...
tracking img