Internet: uma ferramenta popular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Informática

1. Introdução
A informação é um elemento presente no cotidiano de todos nós desde que o homem aprendeu a escrever. A informática pode considerada como suporte dos conhecimentos humanos e da comunicação nos domínios técnico, econômico e social. Telégrafo, rádio, telefone, gravador, televisão, todas essas tecnologias contribuíram para tornar a transmissão da informação mais rápida eabrangente, mas é o computador que, desde a sua criação, vem tomando conta da cena quando o assunto é informação. As razões para isso são várias e podem ser resumidas no fato do computador ser um ótimo processador de símbolos (tais como letras e números), elementos essenciais para a representação da informação. Além disso, com sua alta capacidade de armazenamento de informações, fica fácilentender por que os computadores são tão usados nos processos administrativos das grandes empresas e instituições governamentais, e também nas atividades tradicionais de pesquisa. Não bastasse isso, o computador de uso pessoal vem invadindo o espaço antes reservado às tecnologias de comunicação, fazendo-se passar ora por telefone, ora por secretária eletrônica, ora por televisão, ora por tudo isso aomesmo tempo, revelando-se um perfeito camaleão tecnológico. Além disso, estamos vivenciando outro fenômeno mundial, a globalização, esse movimento que ninguém sabe ao certo onde vai parar, mas que vem afetando drasticamente pessoas, empresas e nações.
Não há mais como negar o fato de que estamos vivendo na era global e é melhor nos prepararmos para lidar com as ferramentas dessa nova era.
Umadessas ferramentas é a Internet, a imensa onda que já atingiu milhões de pessoas no mundo todo e que continua se alastrando pelo planeta com um ritmo avassalador. Seu crescimento vertiginoso, que dobra o número de usuários a cada ano, somente pode ser explicado pela combinação favorável de uma tecnologia de baixo custo com a crescente demanda atual por informação no mundo.
Apesar de estar emestágio ainda embrionário, apresentando várias deficiências e restrições, a Internet encarna como nenhuma outra tecnologia havia conseguido até hoje, o ideal da comunicação universal, com suas características de bi- direcionalidade, conteúdo multimídia, ampla disponibilidade e baixo custo. Alem disso a Internet está cada vez mais simples de usar. A Internet já faz parte do cotidiano de milhares deprofissionais atuando nas mais diversas áreas de especialização. Tanto em instituições públicas quanto privadas, a Internet proporciona a esses profissionais o acesso a uma imensa gama de informações úteis no desempenho de suas atividades.
No entanto, um grande número de pessoas que fazem uso de computadores no seu dia a dia, seja em casa ou no trabalho, e que poderiam se beneficiar dos recursos daInternet, deixam de fazê-lo por desconhecimento ou por falta de oportunidade.
A Web é o recurso da Internet mais citado atualmente, é amplamente usada como meio de disseminação de informações, por instituições governamentais e não governamentais, empresas e indivíduos.
A imagem do computador está cada vez mais próxima de um aparelho de uso pessoal do que de um instrumento de pesquisa de grandesinstituições. Na realidade, como um excelente camaleão tecnológico, o computador já aparece embutido não só nesses acessórios como também em utensílios domésticos , incluindo televisores, fornos de micro-ondas e gravadores de vídeo.
As redes de computadores surgiram durante a década de 70 para facilitar o acesso a recursos de hardware compartilhados entre diversos usuários, principalmenteimpressoras, dispositivos de armazenamento e unidades de processamento. Na década de 80, o surgimento dos computadores pessoais e o barateamento do hardware em geral possibilitou a criação de estações de trabalho dedicadas, eliminando a necessidade de compartilhamento. No início da década de 90, o modelo de rede de computadores se consolidou e tornou-se o modelo mais usado na informatização de...
tracking img