Fontes de energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As DIFERENTES FONTES DE ENERGIA
Energia é a maneira como se exerce uma força - é a explicação mais simples. Ela se apresenta de diferentes formas: calorífica, cinética, eletromagnética, mecânica,potencial, radiante, química; em todas elas a energia pode ser transformada uma nas outras e cada uma é capaz de provocar fenômenos bem determinados e caracterísitcos nos sistemas físicos. A energia nãopode ser criada, mas apenas transformada; esse é o primeiro princípio da termodinâmica. A massa de um corpo pode se transformar em energia e a energia sob forma radiante pode transformar-se em umcorpúsculo com massa.
O mundo moderno é extremamente dependente de alguma fonte de energia que gere força para movimentar um sem número de máquinas industriais ou não, utensílios eletroeletrônicos,veículos, etc, além de servir para iluminação em geral. Os países mais desenvolvidos, por falta de recursos energéticos naturais em abundância, tornaram-se dependentes de fontes energéticas consideradas derisco como a energia nuclear e as fontes poluentes como o petróleo e o carvão mineral.
Energia Nuclear - vale-se da fissão nuclear, ou seja da divisão dos núcleos atômicos pesados em fragmentos menoresconvertendo uma pequena quantidade de massa em uma grande quantidade de energia - nuclear. Os reatores nucleares usam como fonte de energia a fissão de um isótopo de Urânio (U235) ou de um isótopo deplutônio (P238). Estes se dividem ao se chocarem entre si e liberam mais três neutrons produzindo uma reação em cadeia. Usada para produzir energia elétrica, uma Usina Nuclear tem a desvantagem deoriginar subprodutos altamente radioativos que podem, ao ser liberados, contaminar o meio ambiente e as pessoas como já ocorreu em diversos países e agora com os reatores da Usina de Fukushimadanificados pelo terremoto e tsunami de 11/03/2011. A radioatividade é extremamente perigosa causando mortes, deformações congênitas, câncer, etc. Como alguns radioisótopos tem uma meia-vida de milhares de...
tracking img