Gordura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (958 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Os lipídios contribuem essencialmente para as características sensoriais dos alimentos, como textura, aroma, cor e sabor atribuindo palatabilidade aos produtos. Os lipídiossão popularmente conhecidos como óleos e gorduras. A distinção entre óleos e gorduras consiste basicamente no estado físico em que se encontram sob temperatura ambiente (CNNPA). Gorduras são sólidas(35ºC) e óleos são líquidos (35ºC). (GARCIA)
Os lipídios são compostos de origem biológica solúveis em solventes orgânicos, com moléculas constituídas essencialmente de C, H, O; e em algumasclasses P, N, S. São classificados como: simples (triglicerídeos); compostos (fosfolipídios); derivados (obtidos após hidrólise dos lipídeos compostos e simples representados por ácidos graxos, glicerol,esteróis, fitosteróis, vitaminas lipossolúveis e pigmentos). As propriedades químicas e funcionais dos triglicerídeos são características dos ácidos graxos que o formam. Os ácidos graxos são moléculasque podem ser saturadas ou insaturadas (GONÇALVES, 2006)
A determinação da fração de lipídeos é feita pelo método de Soxhlet, que se baseia na extração por solvente. A fração lipídica deum alimento é a única fração solúvel em solvente apolar conseqüentemente extraída por éter. Desta forma o resíduo da extração pelo éter corresponde ao teor de lipídios em um alimento. Esta fraçãoinclui os triglicerídeos, os ácidos graxos livres, os fosfolipídios e as vitaminas lipossolúveis. Considera-se que os triglicerídeos são os relevantes, podendo-se associar ao resíduo de lipídios obtido ofornecimento calórico proveniente da fração lipídica (GONÇALVES, 2006).
A amostra utilizada é dessecada, pois a água interfere no processo diminuindo a força de extração do éter, bem comopromovendo a formação de gotículas heterogêneas representadas pela não miscibilidade da água com a fração lipídica o que atua como interferente (GONÇALVES, 2006).


2. APLICAÇÃO...
tracking img