Gordura trans

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gorduras Trans e Seu Impacto
Sobre a Saúde
Saúde & Qualidade de Vida - Saúde & Nutrição
De algum tempo para cá, temos ouvido falar muito a respeito das gorduras trans, a ponto de hoje todos sabermos que as mesmas podem fazer mal à saúde. Mas, afinal, o que exatamente são as gorduras trans e que males elas podem nos trazer?
A nomenclatura dada a este tipo de gordura se deve àconfiguração que sua molécula apresenta, como podemos ver na figura a seguir:
 
Fonte: RAUPP e col., 2009.
Esta denominação só é dada a ácidos graxos (gorduras) insaturadas, ou seja, àquelas que possuem duplas ligações entre carbonos. A grade maioria das gorduras encontradas na natureza tem a configuração cis: os hidrogênios ligados aos carbonos da dupla ligação estão voltados para o mesmo lado. Naconfiguração trans, ocorre o contrário.
Os ácidos graxos trans não são sintetizados no organismo humano, o que faz com que apenas consigamos os mesmos através da alimentação. Eles são formados fundamentalmente em duas situações: na flora microbiana intestinal de ruminantes, podendo esta gordura estarem presente em quantidade insignificante na carne e no leite destes animais; e no processo industrialde hidrogenação parcial .
Este processo ocorre sob presença de uma substância catalisadora, posteriormente retirada, e em temperatura específica, e é utilizado pela indústria de alimentos para, por exemplo, poder empregar gorduras de origem vegetal onde originalmente seriam adicionadas as de origem animal
Quando os óleos vegetais insaturados, que são líquidos à temperatura ambiente, sofrem oprocesso de hidrogenação, forma-se uma molécula mais rígida, de cadeia mais linear e com propriedades físicas diferentes, com maior ponto de fusão, e esse óleo se solidifica. A alteração das propriedades físicas e a solidificação conferem ao ácido graxo trans a capacidade de aumentar sabor e crocância, por exemplo, dos alimentos aos quais são adicionados, ou ainda, possibilitam a produção de umamargarina de origem 100% vegetal (CHIARA e col., 2002 VASCONCELOS e col., 2006).
Assim, os ácidos graxos trans podem ser encontrados em óleos vegetais, margarinas duras e algumas cremosas, creme vegetal, gordura vegetal hidrogenada, biscoitos, sorvetes, pães e produtos de padarias, batatas frita, pastelarias, bolos, massas, "snacks", entre outros alimentos (MARTN e col., 2004; VASCONCELOS e col.,2006).
Devido à sua inclusão em uma gama cada vez maior de alimentos, ao longo da última década estes ácidos graxos vêm sendo mais estudados, e os resultados encontrados são bastante preocupantes. As maiores evidências relacionam as gorduras trans com fatores de risco cardiovascular (MOZAFFARIAN e col., 2009).
Os ácidos graxos trans possuem a capacidade de elevar os níveis de LDL-colesterol(colesterol “ruim”) e diminuir os de HDL-colesterol (colesterol “bom”), apresentando, então, um efeito pior sobre os níveis de lipoproteínas sanguíneas do que o das gorduras saturadas, que apenas elevam o LDL-c. O mecanismo de ação ainda não está claro, mas especula-se que as gorduras trans transfiram os ésteres de colesterol do HDL para o LDL, e ainda diminuam a ação dos receptores de LDL, aumentandosua presença na circulação sanguínea. Em comparação com os ácidos graxos mono e poliinsaturados, os trans elevam também os níveis de triglicérides de jejum (CHIARA, 2002; MARTN e col., 2004; MOZAFFARIAN e col., 2009).
Além disso, vários estudos demonstram também a capacidade pró-inflamatória dos ácidos graxos trans, uma vez que elevam os níveis de TNF-α, interleucina-6 (IL-6) e proteína-C reativa(PCR), todos substâncias que facilitam o processo inflamatório e estão aumentadas no nosso organismo quando o mesmo se instala (MOZAFFARIAN e col., 2009).
A associação das propriedades expostas acima é potencialmente perigosa para o sistema cardiovascular por induzir a ocorrência de aterosclerose, doença cardiovascular de maior ocorrência em todo o mundo. O processo de formação da placa...
tracking img