Tcc - comex

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CLARICE RODRIGUES MOCELIN

EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL

Palhoça 2012 1

CLARICE RODRIGUES MOCELIN

EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL

Relatório apresentado ao Curso Comércio Exterior, da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial à aprovação na disciplina de Estudo de Caso.

Orientador: Prof. RosaBeatriz Madruga Pinheiro

Palhoça 2012 2

CLARICE RODRIGUES MOCELIN

EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL

Este trabalho de pesquisa na modalidade de Estudo de Caso foi julgado adequado à obtenção do grau de Tecnólogo em Comércio Exterior e aprovada em sua forma final pelo Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Palhoça, 28 deoutubro de 2012.

Prof. e orientador Rosa Beatriz Madruga Pinheiro 3

Universidade do Sul de Santa Catarina

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus e a minha família.

4

RESUMO

A inserção de produtos de higiene pessoal e cosméticos em mercado internacional requer grande cautela e prévios estudos que são relevantes e necessários ao seu sucesso. A importância em se obter informações que sejamrelevantes neste negócio requer conteúdo bem elaborado, considerando vários fatores que no mercado nacional são comuns, isso para que a empresa não incorra em desídia no momento da sua inserção. O estudo do país no que envolve suas normas, suas características culturais e o desempenho da linha deste produto entre o país exportador e o importador devem ser analisados e comparados com a realintenção, bem como deve ser verificado se as necessidades da empresa são atendidas de forma aceitáveis, assim, obtém-se melhores bases para prosseguir ou não com esta intenção. Este estudo tem como tema principal a inserção de produtos de cosméticos e de higiene pessoal específicos da empresa Cabral e Santos no mercado argentino. Para conquista deste objetivo, foram utilizadas pesquisas teóricaspara fundamentação deste conteúdo e do cenário internacional de exportação destes produtos. Utilizou-se de pesquisa não estruturada para identificar a receptividade destes produtos no mercado argentino e as possíveis alterações necessárias para adequação de produtos a este mercado. Percebeu-se nos estudos que, o processo mercadológico de produtos que sejam inerentes a sua atividade especifica –cosméticos e higiene pessoal – é necessário um ótimo controle de suas atividades, primeiramente no mercado interno para posteriormente almejar intenção de inserir-se no mercado internacional. Assim sendo, deve ser levado em consideração todo o composto mercadológico e as limitações da empresa, a qual não deve esquecer de suas raízes e, principalmente, de suas crenças. Há de se registrar queconstantes otimizações tanto de processos quanto de inovações devem ser exercidas e motivadas pelas constantes modificações no mercado como um todo. Estas características estão cada vez mais marcantes no mercado nacional, assim como no mercado internacional, tendo em vista que, com as facilidades disponíveis atualmente no ambiente tecnológico, propiciam a conhecida globalização. Palavras-chave:mercado;globalização;produto;cosmético.

5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ................................................................................................................... 8 2 TEMA................................................................................................................ 9/10 3 OBJETIVOS........................................................................................................ 10 3.1 OBJETIVO GERAL ............................................................................................ 10 3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS ............................................................................................. 10 4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ..................................................................... 11 4.1 CAMPOS DE ESTUDO...
tracking img