Gordura trans

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A gordura trans é um tipo de gordura formada pelo processo de hidrogenação natural ou industrial. Inventada pela indústria alimentícia para deixar os alimentos mais saborosos e conservados, a gordura trans tornou-se uma das principais vilãs das dietas atuais. A gordura que deixa tudo delicioso também entope os vasos sanguíneos e causa o acidente vascular cerebral - malresponsável pela hospitalização de 168.000 brasileiros no ano passado. O Ministro da Saúde, com base nos números, se empenha em dar um fim na utilização de gordura, mas a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação alega que não há alternativas viáveis por enquanto.
. A produção de gordura vegetal hidrogenada no Brasil começou por volta de 1960. Nos últimos anos, a indústria nacional de gordurashidrogenadas esteve mais direcionada para o desenvolvimento de produtos com características específicas, que atendessem às necessidades da indústria de alimentos, do que para a produção de gorduras com baixos níveis de isômeros trans, sem considerar sua implicação para a saúde.

De acordo a ANVISA (Agência de Vigilância Sanitária), é determinado que seja declarada nos rótulos dosalimentos industrializados a quantidade de gordura trans presente nos alimentos. Desde o dia 01 de agosto de 2006 as empresas devem obrigatoriamente especificar esta informação na embalagem de seus produtos. A gordura trans está presente em todos os produtos industrializados e traz muitos problemas a saúde.

Desenvolvimento

Gordura trans é um tipo especial de "gordura", formada a partirde ácidos graxos insaturados. Como não são sintetizados no organismo humano dependem de um processo natural de biohidrogenação, ou resultam de um  processo industrial de hidrogenação de óleos vegetais.

Hidrogenação
Existem dois tipos de hidrogenação:
* A biohidrogenação,
Que ocorre quando os ácidos graxos ingeridos por ruminantes são parcialmente hidrogenados por sistemasenzimáticos da flora microbiana intestinal destes animais;
* A hidrogenação industrial.
A hidrogenação é realizada em tanques herméticos onde o gás hidrogênio é adicionado à gordura e um catalisador, geralmente níquel por seu baixo custo e alta afinidade química, a temperaturas superiores a 180o C e pressão 0,5. Segue-se o processo de remoção do catalisador.
Neste processo, algumasinstaurações são perdidas pela inserção de uma molécula de hidrogênio e outras são isomerizadas pela conversão da conformação cis para a trans, há uma inversão da cadeia de carbonos.

Em temperatura ambiente, todos os óleos são líquidos e através desses processamentos ele se torna mais espesso e mais resistente, melhorando a consistência dos alimentos, aumentando a durabilidade de algunsprodutos e tornando esses alimentos mais crocantes e apetitosos, também é usada por redes de fast-food e restaurantes para frituras, mas é extremamente nocivo para o organismo.

Prejuízos
Existem vários problemas causados pela gordura trans. O fato mais conhecido é que a gordura trans causa a alteração no metabolismo lipídico aumenta o LDL (colesterol ruim) e diminui o HDL (colesterol bom)no sangue. Ela também é responsável pela produção da gordura visceral, que se acumula na região da cintura. Isso leva à síndrome metabólica, um conjunto de doenças graves: diabetes, pressão alta, alto nível de colesterol ruim e de triglicérides no sangue. Essa combinação causa acúmulo de placas de gordura na parede dos vasos sangüíneos, fator que pode resultar em ataque cardíaco e AVC (acidentevascular cerebral). Pesquisas sugerem que as mulheres que consomem altos índices de gordura trans têm duas vezes mais chances de sofrer de câncer de mama. Os ácidos graxos com ligações "trans" enfraquecem a estrutura da membrana celular diminuindo sua função protetora.
Alteram a passagem normal de sais minerais e outros nutrientes permitindo que patógenos e substâncias químicas tóxicas...
tracking img