Glpi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
13 de abril de 2006
ITIL na Governança de TI
Patrícia Camurugy *
Inicialmente, não podemos nos esquecer que Governança de TI faz parte da Governança Empresarial e tem como objetivo principalalinhar TI aos processos de negócios. Para isso, a Governança de TI se empenha em estabelecer os processos que garantem organização e controle para cumprimento dos objetivos estratégicos.

A Governançade TI nos traz diversos frameworks de Melhores Práticas de Mercado quanto ao desenvolvimento de software (CMMI), gerenciamento de projetos (PMBOK), objetivos estratégicos (COBIT), gerenciamento desegurança da informação (ISO/IEC 17799/BS7799), gerenciamento dos serviços de TI (ITIL) e etc.

Logo, quando falamos na melhoria da maturidade dos serviços prestados, o mais adequado é implementarmos naempresa os processos preconizados pelo ITIL (Infrastructure Technology Information Library). Principalmente os processos de Service Support e Service Delivery, que tratam especificamente dogerenciamento dos serviços de TI, observando o alinhamento com as perspectivas de negócio e adotando a infra-estrutura adequada para tal.

Quanto ao planejamento para implementação do gerenciamento deserviços, gerenciamento de aplicação e gerenciamento da segurança da informação, conforme relatado anteriormente, existem frameworks que tratam especificamente deste assunto.

[pic]

No final da décadade 80, o ITIL - guia de referência das melhores práticas de gerenciamento de TI, produzido pelo CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency), hoje denominada OGC (Office of GovernmentCommerce) - tornou-se um padrão mundial para diversos tipos de empresas, onde originalmente teve o governo da Inglaterra como público alvo.

O ITIL nos traz algumas mudanças de paradigma, tais como: faz comque o negócio foque no valor e não no custo; nos faz pensar em toda a cadeia que envolve a prestação de serviços (end-to-end service) e não uma visão fragmentada; e internamente transfere o olhar...
tracking img