Analise nacroambiente no setor de construcao civil

565 palavras 3 páginas
=Walton (1973), afirma que existe a necessidade de princípios que tornem claros os direitos e os deveres dos trabalhadores, conduzindo suas ações e permitindo que se previnam contra atitudes arbitrarias por parte dos gestores.
O constitucionalismo diz respeito à política adotada pela empresa para reger a vida de seus colaboradores. Em geral, esta política é refletida no conjunto de regras e normas pelas quais os dirigentes balizarão suas ações no sentido de garantir e preservar os direitos dos trabalhadores, tais como segurança, privacidade, salário, plano de carreira, liberdade de expressão, entre outros fatores que determinarão a cultura organizacional, inclusive programas de Qualidade de Vida no Trabalho. Mede o grau em que os direitos dos empregados são cumpridos na instituição. - Engloba: Cumprimento dos direitos trabalhistas: Observância ao cumprimento dos direitos do trabalhador, inclusive o acesso á apelação. Privacidade pessoal: grau de privacidade que o empregado possui dentro da instituição. Liberdade de expressão: Forma como o empregado pode se expressar seus pontos de vista aos superiores, sem medo de represálias. Normas e rotinas: Maneira como normas e rotinas influencia o desenvolvimento do trabalho.

Congruência do trabalho com o espaço total da vida - Considera o equilíbrio entre a jornada de trabalho, exigências da carreira, viagens e convívio familiar. A experiência de trabalho de uma pessoa pode afetar positiva ou negativamente as demais esferas de sua vida, incluindo as relações familiares ou seu meio social, motivo pelo qual se recomenda a busca do equilíbrio através de esquemas de trabalho, expectativa de carreira, progresso e promoção. A relação tempo/energia que o trabalhador dedica à empresa e as deficiências que podem acarretar na sua relação familiar devem ser questionadas.

• Papel Balanceado No Trabalho

Relacionados