Demonstracao de fluxo de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DFC
Demonstração dos Fluxos de caixa


O trabalho tem como objetivo apresentar e buscar entendimento sobre o tema para o aprendizado e análise da demostração contabil de fluxos de caixa.

INDICE:

1- Introdução.......................4
2- Conceitos........................6
3- Elaboração da DFC........7
3.1- Método Direto............7
3.2- Método Indireto..........8
4-Conclusão........................8
5- Bibliografia......................9

1- Introdução
Apesar de já ser considerado importante por alguns contadores para possíveis analises contábeis a Demonstração dos Fluxos de Caixa a DFC, como é chamada, só passou a ser obrigatória a partir de 2008 com a implementação da lei 11.638/07 artigo 176 inciso IV tornou a sua demostração obrigatória em substituição aDemonstração das Origens e Aplicações de Recursos.
Lei 11.638/07 – A companhia fechada com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$2.000.000,00(dois milhões de reais) não será obrigada à elaboração e publicação da demonstração dos fluxos de caixa.
Esta demonstração financeira indica as modificações ocorridas no fluxo de disponibilidades da empresa durante determinado períodoque é a base para avaliação da situação sinanceira da empresa e sua capacidade de arcar com o pagamento das obrigações.
Através dessa demonstração teremos condições de identificar as fontes de obtenção do dinheiro, origens das disponibilidadese a respectiva alocação do dinheiro, aplicação das disponibilidades, assim como, identificarem os objetivos das aplicações.Será possível identificar:
- Ondea empresa conseguiu captar os recursos
- Como foi utilizado seu lucro
- Quanto dos recursos financeiros foi gerado internamente
- Como foi financiada a expansão com a compra de ativos imobilizados
- A empresa está se expandindo em ritmo mais acelerado do que a sua geração de recursos
- A política de distribuição de dividendos está em equilibrio com a geração operacional
- Quais os movimentosfinanceiros com os acionistas e os financiadores

O CPC 03 – Deliberação 547 de 13 de agosto de 2008
“A entidade deve apresentar seus fluxos de caixa decorrentes das atividades operacionais, de investimentos e do financiamento da forma que seja mais apropriada aos seus negócios. A classificação por atividade proporciona informações que permitem aosusuários avaliar o impacto de taisatividades sobre a posição financeira da entidade e o montante de seu caixa. Essas informações podem também ser usadas para avaliar a relação entre essas atividades.”
“Uma única transação pode incluir fluxos de caixa classificados em mais de uma atividade. Por exemplo, quando o desembolso de caixa para pagamento de um empréstimo inclui tanto os juros como o principal, a parte dos juros pode serclassificada como atividade operacional, mas a parte do principal deve ser classificada como atividade de financiamento.”
Ainda que nos EUA seja o relatório preferido, mais utilizado, no Brasil é uma demonstração quase desprezada. A maioria dos escritórios de contabilidade que presta serviços às micro e pequenas empresas(em torno de 90% das empresas brasileiras) não faz a DFC, comprometendo osucesso gerencial de seus clientes.
Uma das razões é a cultura do empresário brasileiro que não gosta de revelar a origem e uso de seu dinheiro, entendendo que é uma informação de foro íntimo. Aliás, ninguém gosta de prestar contas(até mesmo para a esposa) de onde foi gasto seu dinheiro.
Outra razão é que a DFC não era um relatório obrigatório por lei no Brasil até 2008 e por ser recente essa mudançaainda encontra uma certa resistência quanto a utilização e até uma certa falta de informação quanto os benefícios em analises contábeis.
Uma terceira razão é o índice de sonegaçao por parte de nossos empresários, que trabalham com o famoso”caixa 2”pelo qual movimentam o dinheiro o dinheiro sonegado, ilícito. Assim, esses dados não são trazidos à luz para a contabilidade registrar.

2-...
tracking img