Ginastica laboral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
Introdução __________________________________________________________ 3
Ginástica laboral _____________________________________________________ 4
Conclusão ___________________________________________________________ 9
Bibliografia _________________________________________________________ 10

INTRODUÇÃO
A Ginástica laboral é o conjunto de práticas de exercícios físicosrealizados no ambiente de trabalho, com a finalidade de colocar previamente cada pessoa e todos da equipe ou grupo de trabalho bem preparadas para o exercício do labor diário. Usualmente baseia-se em técnicas de alongamento, fortalecimento e relaxamento, distribuídas pelas várias partes do corpo, dos membros, passando pelo tronco, à cabeça, sendo, de ordinário, orientada ou supervisionada por umProfissional de Educação Física ou Fisioterapeuta.

GINÁSTICA LABORAL
Os primeiros registros da prática de Ginástica Laboral são de 1925. Neste ano, na Polônia, operários se exercitavam com uma pausa adaptada a cada ocupação particular. Alguns anos depois esta ginástica foi introduzida na Holanda e na Rússia. No início da década de 60, ela começou a ser praticada na Alemanha, Suécia, Bélgica e Japão. OsEstados Unidos adotaram a Ginástica Laboral em 1968. Os norte-americanos criaram a
International Management Review, uma das mais significativas avaliações sobre a saúde do trabalhador pelo exercício físico. Ainda nesta época, a NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, envolveu 259 voluntários numa pesquisa, que obteve resultados significativos.

Capacidade funcional

A Ginástica Laboralé praticada com intervalos de cinco a dez minutos diários. O seu objetivo é proporcionar ao funcionário uma melhor utilização de sua capacidade funcional através de exercícios de alongamento, de prevenção de lesões ocupacionais e dinâmicas de recreação. O programa de atividades deve ser desenvolvido após uma avaliação criteriosa do ambiente de trabalho e de cada funcionário em particular,respeitando a realidade da empresa e as condições disponíveis.

Tipos de Ginástica Laboral

A Ginástica Preparatória é realizada antes ou logo nas primeiras horas do início do trabalho. Na maioria das vezes não é possível implantar em todos os setores
antes de iniciar a jornada, mas logo no seu início e isso não descaracteriza como
preparatória. Ela é constituída de aquecimentos e/ou alongamentosespecíficos para determinadas estruturas exigidas. O objetivo é aumentar a circulação sanguínea, lubrificar e aumentar a viscosidade das articulações e tendões. Geralmente tem duração de 5 a 10 minutos.

A Ginástica Compensatória é realizada no meio da jornada de trabalho, como uma pausa ativa para executar exercícios específicos de compensação. Praticada junto às máquinas, mesas do escritório eeventualmente no refeitório ou em espaço livre, utilizando exercícios de descontração muscular e relaxamento, visando diminuir a fadiga e prevenir as enfermidades profissionais crônicas.

Relaxamento, com duração de 10 a 12 minutos, realizada ao final do expediente, para a oxigenação e o relaxamento muscular, evitando acúmulo de ácido lático.

Benefícios para a empresa

A Ginástica Laboral éresponsável pela redução de despesas por afastamento médico, acidentes e lesões, melhorando a imagem da instituição perante os funcionários e a sociedade, além de aumentar a produtividade e qualidade.

Benefícios para o Funcionário

A prática de Ginástica Laboral combate e previne as L.E.R. (Lesões por Esforços Repetitivos) /D.O.R.T (Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho). Ela éuma arma contra o sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade. Também melhora a flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência, promovendo uma maior mobilidade e postura. Além disto, reduz a sensação de fadiga no final da
jornada, contribuindo para uma melhor qualidade de vida do trabalhador. Outro resultado importante da Ginástica Laboral é favorecer o relacionamento...
tracking img