Gestao escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desde o início da história dos seres humanos o ato de planejar se faz presente, temos a necessidade de transformar nossos objetivos de vida em realidade. Nossasatividades diárias exigem de nós planejamento, desde a hora em que acordamos pela manhã até a hora de voltarmos a cama a noite, mas nem sempre as nossas atividadesdiárias são delineadas em etapas concretas da ação, uma vez que já pertencem ao contexto de nossa rotina . Mas precisamos de processos racionais para atingir nossosobjetivos.
Projeto Político Pedagógico é também um documento produto do planejamento coletivo, porque nele são registradas as decisões mais concretas de propostas parao futuro. Trata-se de uma tendência natural e intencional do ser humano. Como o próprio nome indica, projetar é lançar para frente, dar sempre a ideia de mudança, demovimento. Projeto representa o laço entre o presente e o futuro, sendo ele a marca da passagem do presente para o futuro. Na opinião de Gadotti (apud Veiga, 2001,p. 18).Pois estamos num local de muita mudança e movimento, a escola.
Projeto precisa muito da participação de todos, pois,   de acordo com a etimologia dapalavra, participação origina-se do latim "participatio" (pars + in + actio) que significa ter parte na ação. Para ter parte na ação é necessário ter acesso ao agir e àsdecisões que orientam o agir. "Executar uma ação não significa ter parte, ou seja, responsabilidade sobre a ação”, mas se participamos no planejamento desta ação, aísim somos responsáveis por ela.

VEIGA, I. P. (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 13. ed. Campinas: Papirus, 2001.
 
tracking img