Gestao do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DO CONHECIMENTO

Quais os benefícios adquiridos com a GC? Como compartilhar todo conhecimento e criar inovação? São algumas perguntas que surgem ao falar da gestão do conhecimento, mas defato, o que é Gestão do Conhecimento?
Precisamos entender primeiro o que é a Era da Informação e do conhecimento, uma vez que GC está atrelado a esse contexto. Sabendo-se que GC é uma resposta ounecessidade para as organizações tendo em vista que o que pesa nessa Era da informação é o conhecimento e este, vem através de informações tecnológicas, redes sociais, ferramentas gerenciais atinentes àsquestões da informação e do conhecimento nas organizações, que geram experiências tanto internas quanto externas.
GC define-se em saber gerir, conservar, disseminas, combinar, criar e explicar,porém de onde vem esse conhecimento?
É encontrado em todos, chamado de conhecimento tácito, o que está contido em cada indivíduo, através da experiência e vivência da cada um. Como aplicar esseconhecimento? Através do conhecimento explícito, ou seja, aquele que é formalizado, explicado e transportado.
De acordo com Nonaka (1997 p.71) para converter o conhecimento tácito em conhecimento explícito,este passa por um processo de conhecimento perfeito, na medida em que conhecimento tácito se torna explícito expresso na forma de metáfora, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos.
Então, a metado GC é organizar e preocupar-se com o conhecimento dos indivíduos, do capital intelectual, esto é, conhecimento e know how acumulados que constituem fonte de inovação, a capacidade, habilidadescontidas no cérebro humano e como é compartilhado.
Portanto, cabe a GC criar e socializar as práticas e experiências dos indivíduos, formando um conjunto de elementos importantes para a competitividadeno mercado. Assim, o GC gera valor as organizações, onde os indivíduos socializam novos conceitos.
Segundo Maria Tereza Leme Tleury (2001), as organizações que detêm conhecimento, são mais...
tracking img